Logo Passei Direto
Buscar
Da aplicação da teoria dos motivos determinantes decorre a
(A) invalidação de um ato administrativo, caso seus motivos explicitados não correspondam à realidade, ainda que não se exigisse, no caso, motivação.
(B) obrigatoriedade de que todos os atos administrativos sejam motivados.
(C) possibilidade de que autoridade hierarquicamente superior avoque a motivação de um ato administrativo praticado por subordinado seu.
(D) caracterização dos atos administrativos, cujos motivos sejam predeterminados pela lei, como atos vinculados.
(E) impossibilidade de apreciação judicial quanto aos motivos escolhidos discricionariamente pelo administrador, ao praticar um ato administrativo.
User badge image
EnfermagemEmFoco

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à teoria dos motivos determinantes: (A) Invalidação de um ato administrativo, caso seus motivos explicitados não correspondam à realidade, ainda que não se exigisse, no caso, motivação. - Esta alternativa está correta, pois a teoria dos motivos determinantes afirma que, se os motivos apresentados para justificar um ato administrativo não são verdadeiros, o ato pode ser invalidado. (B) Obrigatoriedade de que todos os atos administrativos sejam motivados. - Esta alternativa não é correta, pois nem todos os atos administrativos precisam ser motivados, apenas aqueles que a lei exige. (C) Possibilidade de que autoridade hierarquicamente superior avoque a motivação de um ato administrativo praticado por subordinado seu. - Esta alternativa não é uma consequência direta da teoria dos motivos determinantes. (D) Caracterização dos atos administrativos, cujos motivos sejam predeterminados pela lei, como atos vinculados. - Embora isso seja verdade, não é uma consequência direta da teoria dos motivos determinantes. (E) Impossibilidade de apreciação judicial quanto aos motivos escolhidos discricionariamente pelo administrador, ao praticar um ato administrativo. - Esta alternativa não é correta, pois a apreciação judicial pode ocorrer, especialmente se os motivos não forem adequados. Portanto, a alternativa correta é: (A) invalidação de um ato administrativo, caso seus motivos explicitados não correspondam à realidade, ainda que não se exigisse, no caso, motivação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na Federação brasileira, a competência para legislar sobre direito financeiro é:
a) Comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
b) Privativa da União.
c) Exclusiva dos Estados e do Distrito Federal.
d) Concorrente da União, dos Estados e do Distrito Federal.
e) Cumulativa da União e dos Municípios.

Mais conteúdos dessa disciplina