Logo Passei Direto
Buscar
Considere um caso de tortura envolvendo um brasileiro como vítima em outro país em que tanto o Brasil quanto esse outro Estado são partes da Convenção Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes. Com base nesse caso e no que prevê a referida Convenção promulgada pelo Decreto nº 40/1991, assinale a alternativa correta.
A) Como o autor do crime não é brasileiro, não poderão ser adotadas medidas por parte do Brasil.
B) Os Estados Partes não poderão estabelecer sua jurisdição sobre o delito, salvo quando a tortura houver sido cometida no âmbito de sua jurisdição e sob sua supervisão e concessão.
C) O Brasil tomará as medidas necessárias para estabelecer sua jurisdição sobre o delito tendo em vista que a vítima é nacional do Estado em questão, se este o considerar apropriado.
D) A referida Convenção exclui qualquer jurisdição criminal exercida de acordo com o direito interno.
E) Se o crime foi cometido a bordo de aeronave ou de navio, não será considerado o registro desses no Estado Parte para o exercício da jurisdição, mas sim o local que se encontravam as embarcações ou aeronaves no momento em que ocorreu o delito.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas à luz da Convenção Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes, e do que ela prevê sobre a jurisdição em casos de tortura. A) Como o autor do crime não é brasileiro, não poderão ser adotadas medidas por parte do Brasil. - Incorreta, pois a nacionalidade do autor não impede que o Brasil tome medidas. B) Os Estados Partes não poderão estabelecer sua jurisdição sobre o delito, salvo quando a tortura houver sido cometida no âmbito de sua jurisdição e sob sua supervisão e concessão. - Incorreta, pois a Convenção permite que os Estados exerçam jurisdição em casos de tortura, independentemente de onde o crime ocorreu. C) O Brasil tomará as medidas necessárias para estabelecer sua jurisdição sobre o delito tendo em vista que a vítima é nacional do Estado em questão, se este o considerar apropriado. - Correta, pois a Convenção prevê que o Estado pode estabelecer sua jurisdição quando a vítima é nacional. D) A referida Convenção exclui qualquer jurisdição criminal exercida de acordo com o direito interno. - Incorreta, pois a Convenção não exclui a jurisdição interna, mas sim a complementa. E) Se o crime foi cometido a bordo de aeronave ou de navio, não será considerado o registro desses no Estado Parte para o exercício da jurisdição, mas sim o local que se encontravam as embarcações ou aeronaves no momento em que ocorreu o delito. - Incorreta, pois a jurisdição pode ser exercida com base no registro da embarcação ou aeronave. Portanto, a alternativa correta é: C) O Brasil tomará as medidas necessárias para estabelecer sua jurisdição sobre o delito tendo em vista que a vítima é nacional do Estado em questão, se este o considerar apropriado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os artigos definidos indicam uma realidade conhecida; a frase abaixo em que o artigo sublinhado acompanha uma realidade que é do conhecimento do leitor ou ouvinte, não por seu conhecimento de mundo, mas por ter sido mencionado antes, é:
(A) Alguns indígenas aproximaram-se da canoa, mas a um pedido do comandante, os índios se afastaram;
(B) O carro entrou no estacionamento do prédio com os faróis acesos;
(C) O dicionário tinha as páginas amareladas por ser antigo;
(D) Quando os piratas esconderam o imenso tesouro na ilha, não esperavam que a riqueza fosse atrair a atenção de outros navegantes;
(E) Um baralho é um objeto interessante e as figuras nele inseridas mostram valor histórico.

Mais conteúdos dessa disciplina