Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
A pesquisa é, antes de tudo, a produção de conhecimento, interpretação e explicação dos fatos e fenômenos naturais e sociais, a indicação de novas respostas aos problemas que se apresentam. Trata-se de investigar, levantar dados, realizar diagnósticos, sistematizar esses dados visando a uma análise rigorosa que contribua na elaboração da ciência, é um processo de descoberta. Em relação às normas de elaboração de projetos de pesquisa definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é correto afirmar que:
a. Nenhuma da alternativa está correta.
b. capa, folha de rosto, lista de ilustrações e índice são elementos pré-textuais obrigatórios e devem ser contados, mas não numerados em um projeto de pesquisa.
c. apêndice é um elemento pós-textual opcional constituído por documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos, entre outros.
d. glossário é um elemento pré-textual opcional que contém relação de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições.
e. os elementos textuais devem conter uma parte introdutória, na qual devem ser expostos o tema do projeto, o problema a ser abordado, a(s) hipótese(s), quando couber(em), bem como o(s) objetivo(s) a ser(em) atingido(s) e a(s) justificativa(s).
User badge image
Questões Para o Saber

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação às normas da ABNT para elaboração de projetos de pesquisa: a. Nenhuma da alternativa está correta. - Precisamos verificar as outras opções antes de decidir. b. Capa, folha de rosto, lista de ilustrações e índice são elementos pré-textuais obrigatórios e devem ser contados, mas não numerados em um projeto de pesquisa. - A capa e a folha de rosto são obrigatórias, mas a lista de ilustrações e o índice não são obrigatórios em todos os projetos. Portanto, essa afirmação não é totalmente correta. c. Apêndice é um elemento pós-textual opcional constituído por documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos, entre outros. - Na verdade, essa descrição se refere a "anexos", enquanto "apêndices" são documentos elaborados pelo autor. Portanto, essa afirmação está incorreta. d. Glossário é um elemento pré-textual opcional que contém relação de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições. - Essa afirmação está correta, pois o glossário é realmente um elemento pré-textual opcional. e. Os elementos textuais devem conter uma parte introdutória, na qual devem ser expostos o tema do projeto, o problema a ser abordado, a(s) hipótese(s), quando couber(em), bem como o(s) objetivo(s) a ser(em) atingido(s) e a(s) justificativa(s). - Essa afirmação também está correta, pois a introdução deve conter essas informações. Agora, considerando que as alternativas d e e estão corretas, mas a pergunta pede para afirmar algo correto em relação às normas da ABNT, a melhor resposta é a alternativa d, pois é uma definição clara e específica sobre o glossário. Portanto, a resposta correta é: d) glossário é um elemento pré-textual opcional que contém relação de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quando o pesquisador chega na fase de analisar e selecionar a técnica de pesquisa que mais se adeque ao seu estudo, ele tem que levar vários fatores em consideração. Selecione, nas alternativas abaixo, quais são eles:
a) Natureza da pesquisa, objeto da pesquisa, recursos financeiros, instrumentos de coleta de dados, formulação das hipóteses.
b) Natureza da pesquisa, delimitação do universo, objeto da pesquisa, exiguidade de prazos e instrumentos de coleta de dados.
c) Natureza da pesquisa, objeto da pesquisa, recursos financeiros, equipe humana e exiguidade de prazos.
d) Natureza da pesquisa, exiguidade de prazos, referencial teórico, organização do material, recursos financeiros.
e) Natureza da pesquisa, objeto da pesquisa, representação dos dados, limitações do estudo, equipe humana.

Para Severino, “O desenvolvimento de um processo investigativo não pode realizar-se de forma espontânea ou intuitiva; ele precisa seguir um plano e aplicar um método.” (SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2013.) Acerca da elaboração e avaliação de projetos de pesquisa, assinale a afirmativa correta.
a. Um projeto de pesquisa tem várias funções, dentre elas: definir e planejar o caminho a ser percorrido no desenvolvimento da pesquisa, com as etapas a serem seguidas e os instrumentos e estratégias a serem utilizados; e servir para a solicitação de bolsas de estudo ou de financiamento junto às agências de apoio à pesquisa e à pós-graduação.
b. Todos os projetos de pesquisa, independentemente da instituição e da área em que são apresentados, devem seguir o mesmo padrão e conter os mesmos tópicos. A padronização do modelo facilita o trabalho dos avaliadores, além de proporcionar comparabilidade entre a qualidade e os resultados de pesquisas realizadas em diferentes instituições.
c. Nenhuma alternativa está correta.
d. O tópico Justificativa explicita a relevância e a contribuição que se espera proporcionar a partir da realização da pesquisa. Para isso, o pesquisador deve incorporar nessa parte do projeto a(s) hipótese(s) que sustenta(m) a investigação, assim como os seus objetivos gerais e específicos.
e. O cronograma de execução da pesquisa deve permanecer inalterado após ter sido submetido às instâncias superiores e aprovado. Mudanças no decorrer da investigação devem ser evitadas a todo o custo, pois demonstram problemas de concepção, fragilidade conceitual e inexperiência do pesquisador.

Uma empresa lança um novo produto alimentício no mercado e tem interesse em saber sobre a aprovação ou não dos consumidores sobre ele. Para isso, contrata uma empresa de marketing que disponibiliza demonstradores em alguns supermercados, os quais ficam abordando os clientes diretamente, usando um ____________ com ________________ sobre alguns temas, tais como sabor, embalagem e preço, e o consumidor pode escolher se gostou ou não. Isso significa que são perguntas do tipo _________________, assim como o consumidor pode escolher algumas possibilidades, por exemplo, com ou sem lactose, glúten ou trigo, o que significa que existem também __________________________. As palavras que completam corretamente o trecho são:
a. questionário fechado, perguntas abertas, perguntas optativas, perguntas de seleção livre
b. questionário estruturado, perguntas fechadas, perguntas de sim ou não, perguntas de múltiplas escolhas
c. questionário aberto, perguntas fechadas, perguntas sim ou não, perguntas de múltiplas escolhas
d. questionário fechado, perguntas abertas, perguntas optativas, perguntas de múltiplas escolhas
e. questionário estruturado, perguntas abertas, perguntas de sim ou não, perguntas de múltiplas escolhas

Mais conteúdos dessa disciplina