O farmacêutico Epaminondas trabalha em uma instituição com carga horária de 40 horas semanais, entretanto, aceitou a responsabilidade técnica por uma drogaria cujo dono lhe comunicou que não precisaria ir lá todos os dias, pois ele próprio sabia preencher o livro e dar atenção à clientela. Os dias se passaram... até que a drogaria recebeu a fiscalização do Conselho Regional de Farmácia (CRF) e, como Epaminondas não estava presente dentro do horário declarado ao CRF, a fiscalização preencheu o termo de visita, anotando as irregularidades observadas. As ausências se repetiram e levaram Epaminondas à Comissão de Ética do CRF. Diante do exposto e do conhecimento da Resolução 724/2022.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Comunicar ao CRF, por escrito, o afastamento de suas atividades profissionais, das quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro Farmacêutico que, legalmente, o substitua.
PORQUE
II. Segundo o código de ética e também Lei nº 13.021, de 8 de agosto de 2014, é obrigatório a presença de farmacêutico em tempo integral de funcionamento do estabelecimento de saúde.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Opções da pergunta 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Ed
mês passado
Vamos analisar as asserções: I. Comunicar ao CRF, por escrito, o afastamento de suas atividades profissionais, das quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro Farmacêutico que, legalmente, o substitua. Essa afirmativa é verdadeira. O farmacêutico deve comunicar ao CRF sobre sua ausência e a falta de um substituto legal. II. Segundo o código de ética e também a Lei nº 13.021, de 8 de agosto de 2014, é obrigatório a presença de farmacêutico em tempo integral de funcionamento do estabelecimento de saúde. Essa afirmativa também é verdadeira. A legislação exige a presença de um farmacêutico durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento. Agora, vamos verificar a relação entre as asserções: A asserção I é verdadeira e a II também é verdadeira. Além disso, a II justifica a I, pois a obrigatoriedade da presença do farmacêutico em tempo integral reforça a necessidade de comunicar a ausência quando não há substituto. Portanto, a alternativa correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade