Logo Passei Direto
Buscar

Urbanismo

Outros
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o tombamento:
A) de coleção pertencente à pessoa natural ou à pessoa jurídica de direito privado se fará voluntária ou compulsoriamente;
B) dos bens pertencentes à União, aos Estados e aos Municípios se fará de ofício, por ordem do diretor do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, independente de notificação prévia ou de quem a guarda estiver a coleção tombada, a fim de produzir o tombamento.
C) será voluntário sempre que o proprietário o pedir e a coleção se revestir dos requisitos necessários para constituir parte integrante do Patrimônio histórico e artístico nacional;
D) será compulsório quando o proprietário se recusar a anuir ao tombamento da coleção podendo oferecer impugnação a ser decidida pelo Conselho Consultivo de Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional;
E) a coleção tombada não poderá sair do país, sendo por curto prazo, sem transferência de domínio e para fim de intercâmbio cultural.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a INCORRETA sobre o tombamento: A) de coleção pertencente à pessoa natural ou à pessoa jurídica de direito privado se fará voluntária ou compulsoriamente; - Esta afirmação está correta, pois o tombamento pode ser tanto voluntário quanto compulsório. B) dos bens pertencentes à União, aos Estados e aos Municípios se fará de ofício, por ordem do diretor do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, independente de notificação prévia ou de quem a guarda estiver a coleção tombada, a fim de produzir o tombamento. - Esta afirmação é INCORRETA, pois o tombamento de bens públicos deve seguir procedimentos que incluem notificação e respeito aos direitos de quem guarda a coleção. C) será voluntário sempre que o proprietário o pedir e a coleção se revestir dos requisitos necessários para constituir parte integrante do Patrimônio histórico e artístico nacional; - Esta afirmação está correta. D) será compulsório quando o proprietário se recusar a anuir ao tombamento da coleção podendo oferecer impugnação a ser decidida pelo Conselho Consultivo de Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; - Esta afirmação está correta. E) a coleção tombada não poderá sair do país, sendo por curto prazo, sem transferência de domínio e para fim de intercâmbio cultural. - Esta afirmação está correta. Portanto, a alternativa INCORRETA é a B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Essa afirmação de Alodrlo Magalhães analisa para algumas das transformações pelas quais passou a política de patrimônio quando esteve à frente de suas iniciativas. Indique a alternativa que apresenta aquelas mudanças que mais expressam esse processo:
A) A partir de um diagnóstico que estabilizava o acelerado desenvolvimento econômico-industrial resultado da política desenvolvimentista posta em prática pelos governos militares como destruidor do patrimônio nacional, sua política centrava-se numa profunda crítica a esta forma de desenvolvimento, propondo uma volta às verdadeiras raízes de cultura nacional.
B) A definição de um bem a ser objeto de uma política de patrimônio.
C) A política de patrimônio que passa a defender visa a uma valorização dos bens culturais como forma de luta política dos países menos desenvolvidos frente às ameaças dos países altamente industrializados e representava o discurso cultural das esquerdas que chegavam ao poder com a redemocratização após o regime militar.
D) Seu discurso expressa uma concepção mais democrática no tocante à política de patrimônio que visa a valorização da diversidade cultural nacional, o que resultou numa perda de amparo dos bens como estratégia institucional de preservação.
E) Ao centrar a definição de uma política de patrimônio a partir do conceito de cultura, Alodrlo Magalhães deixava de considerar a história como aspecto relevante para suas considerações em torno de políticas públicas e estatais para a proteção do patrimônio, atitude que refletia o desinteresse por este campo por parte dos governos militares, tendo em vista o potencial crítico da disciplina.

Mais conteúdos dessa disciplina