Logo Passei Direto
Buscar

Auditoria

Outros
A emissão do parecer de auditoria, também conhecido como relatório de opinião do auditor, marca o encerramento do processo de auditoria. Devido à sua importância ao considerarmos que é a partir desse documento que a empresa auditada terá um parecer sobre sua situação contábil, é necessário que haja uma padronização nesse documento, portanto, a NBC TA 700 é uma norma fundamental para esse processo.
Considerando os elementos obrigatórios no relatório de opinião do auditor, segundo a NBC TA 700, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) relatório de opinião deve conter um parágrafo especial que trata sobre o histórico profissional do auditor contábil, alegando sua competência e profissionalismo. ( ) auditor poderá inserir uma seção denominada "outras caso julgue interessante, e, nesta seção, devem constar outras informações relevantes para o seu parecer. relatório de opinião deve conter uma seção que detalha o setor de atuação da empresa auditada, seu histórico e detalhes de operação, de forma a identificá-la corretamente. relatório de opinião deve conter todas as partes relevantes que estão envolvidas no processo de auditoria, e elas devem assinar o documento, afirmando sua ciência sobre os dados. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A V,V,F,F.
B F,V,F,V.
C F,F,V,F.
D V,F,F,V.
User badge image
Desvendando com Questões

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre os elementos obrigatórios no relatório de opinião do auditor, segundo a NBC TA 700: ( ) Relatório de opinião deve conter um parágrafo especial que trata sobre o histórico profissional do auditor contábil, alegando sua competência e profissionalismo. É falsa (F). O relatório de opinião do auditor não inclui um parágrafo sobre o histórico profissional do auditor; ele deve focar na opinião sobre as demonstrações financeiras auditadas. ( ) Auditor poderá inserir uma seção denominada "outras" caso julgue interessante, e, nesta seção, devem constar outras informações relevantes para o seu parecer. É verdadeira (V). O auditor pode incluir informações adicionais que julgar relevantes, mas isso não é uma exigência obrigatória. ( ) Relatório de opinião deve conter uma seção que detalha o setor de atuação da empresa auditada, seu histórico e detalhes de operação, de forma a identificá-la corretamente. É falsa (F). O relatório de opinião não precisa detalhar o setor de atuação ou o histórico da empresa; ele deve focar na opinião sobre as demonstrações financeiras. ( ) Relatório de opinião deve conter todas as partes relevantes que estão envolvidas no processo de auditoria, e elas devem assinar o documento, afirmando sua ciência sobre os dados. É falsa (F). O relatório de opinião não requer a assinatura de todas as partes envolvidas; ele é assinado pelo auditor responsável. Portanto, a sequência correta é: F - V - F - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A área de Marketing, apesar de não diretamente ligada às práticas de Auditoria, permite importantes insights (visões, ideias, percepções) ao auditor sobre os aspectos mercadológicos da empresa a ser auditada. Para os auditores externos, principalmente, considerando que eles, em geral, atendem diversas empresas dentro de um mesmo ramo, as ferramentas de Marketing podem ser muito úteis para que eles desempenhem as funções com uma visão mais ampla. Um exemplo de ferramenta que pode ser aplicada nas práticas de Auditoria é a Análise SWOT, que identifica quatro pontos cruciais de uma empresa, permitindo melhores práticas por parte do auditor em torno dos objetivos de auditoria.
Considerando os fundamentos da Matriz SWOT, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) Verdadeira(s) e (F) para a(s) Falsa(s): As oportunidades correspondem aos fatores que a empresa pode aproveitar e são úteis ao auditor, por fornecerem as áreas de expansão futura de uma empresa. As fraquezas correspondem aos fatores que devem ser considerados como críticos, pois são a partir deles que podem surgir erros ou fraudes por parte da empresa. As ameaças consistem nas práticas que uma empresa executa em prol de se alavancar no mercado, demonstrando aquilo que possui de melhor aos stakeholders. As forças são as possibilidades de parcerias, ganhos de mercado ou aumento de vendas em períodos futuros, representando possíveis mudanças na situação da empresa. Assinale a afirmativa que contempla corretamente a sequência:
A F,F,V,F.
B F,V,F,V.
C V,V,F,F.
D V,F,F,V.

Ao aplicar uma Auditoria, a empresa deve ter uma estrutura prévia em relação à contabilidade, isto é, ter controles contábeis sobre as próprias operações, para que esses controles sejam, então, testados pelo auditor contábil. Nessa estrutura de controle, devem constar controles financeiros, como as Demonstrações de Fluxo de Caixa, que representam diferentes funções de controle gerencial na contabilidade de uma organização e, portanto, devem ser eficientes, sendo elaboradas por métodos validados e eficientes.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. As Demonstrações de Fluxo de Caixa (DFC) devem ser devidamente auditadas pelo auditor, pois, a partir desse documento, é possível alcançar melhorias no desempenho financeiro de uma empresa e, na Auditoria Contábil, erros, falhas ou controles ineficientes poderão ser encontrados e corrigidos. PORQUE II. Fluxo de Caixa reflete as entradas e as saídas de capital de uma empresa. Logo, devem ser aplicados testes diversos, como conferências em documentos, confirmações externas etc., para garantir que os valores estejam devidamente registrados nesse documento contábil. A respeito das asserções, assinale a alternativa correta:
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Por vezes, o gestor de uma empresa não é capaz de ter uma visão tão abrangente acerca das operações da própria empresa, seja por falta de tempo, seja por falta de conhecimento, seja por falta de recursos financeiros para implementar tecnologias sofisticadas, tais quais os Sistemas de Gerenciamento da Informação (SIGs). Como uma forma de melhorar essas capacidades analítica e gerencial, um gestor pode implementar um setor ou até mesmo designar apenas um funcionário para realizar auditorias internas, auxiliando nas conduções das atividades de gestão da companhia.
Considerando os conceitos e as características da Auditoria Interna, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) Verdadeira(s) e (F) para a(s) Falsa(s): A Auditoria Interna é a responsável por analisar os demonstrativos contábeis de uma empresa e fornecer informações aos acionistas e investidores. A Auditoria Interna permite analisar o conjunto de regras que orientam as atividades contábeis de uma organização. A partir disso, pode reformulá-las sempre que necessário. A Auditoria Interna é capaz de identificar os procedimentos de controle aplicados em excesso e, então, adequá-los a níveis adequados, aumentando a eficiência desses controles. A Auditoria Interna é caracterizada pela ausência de vínculo empregatício. auditor interno é apenas um prestador de serviço para a empresa auditada, o que melhora a autonomia dele. Assinale a afirmativa que contempla corretamente a sequência:
A F,F,V,F.
B F,V,V,F.
C V,V,F,F.
D V,F,F,V.

Mais conteúdos dessa disciplina