Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
De acordo com o texto e o pensamento de Hobbes, é correto afirmar que
A única saída para defesa da sociedade é a guerra de todos contra todos, embora a vida se torne com isso insustentável e curta.
A) A única saída para defesa da sociedade é a guerra de todos contra todos, embora a vida se torne com isso insustentável e curta.
B) O estado de natureza e o estado político são equivalentes, pois em ambos existem violência.
C) Faz-se necessário o estado político, com o que a sociedade se preserva e garante a justiça, isso estabelecido por contrato.
D) O homem tem de ser por natureza um animal político, pois no Estado Civil a política é um erro, o contrato insuficiente para inibir a guerra de todos contra todos.
E) O homem está fadado irreversivelmente ao extermínio, mesmo delegando poder de representação da garantia de seu direito à vida a um soberano estabelecendo o contrato.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas com base no pensamento de Hobbes, especialmente em relação ao estado de natureza e a necessidade de um contrato social para evitar a guerra de todos contra todos. A) A única saída para defesa da sociedade é a guerra de todos contra todos, embora a vida se torne com isso insustentável e curta. - Esta afirmação é uma repetição do que foi dito, mas não reflete a solução que Hobbes propõe. B) O estado de natureza e o estado político são equivalentes, pois em ambos existem violência. - Hobbes argumenta que o estado político é uma solução para a violência do estado de natureza, então essa afirmação não é correta. C) Faz-se necessário o estado político, com o que a sociedade se preserva e garante a justiça, isso estabelecido por contrato. - Esta opção reflete bem o pensamento de Hobbes, que defende a necessidade de um contrato social para garantir a paz e a justiça. D) O homem tem de ser por natureza um animal político, pois no Estado Civil a política é um erro, o contrato insuficiente para inibir a guerra de todos contra todos. - Essa afirmação contradiz a visão de Hobbes, que vê a política como necessária para evitar a guerra. E) O homem está fadado irreversivelmente ao extermínio, mesmo delegando poder de representação da garantia de seu direito à vida a um soberano estabelecendo o contrato. - Embora Hobbes reconheça a gravidade da situação no estado de natureza, ele não afirma que o homem está fadado ao extermínio. A alternativa que melhor representa o pensamento de Hobbes é: C) Faz-se necessário o estado político, com o que a sociedade se preserva e garante a justiça, isso estabelecido por contrato.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento a seguir, extraído do Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de Rousseau: “É do homem que devo falar, e a questão que examino me indica que vou falar a homens, pois não se propõem questões semelhantes quando se teme honrar a verdade. Defenderei, pois, com confiança a causa da humanidade perante os sábios que a isso me convidam e não ficarei descontente comigo mesmo se me tornar digno de meu assunto e de meus juízes”.
A partir da teoria contratualista de Rousseau, assinale a alternativa que representa aquilo que o filósofo de Genebra pretende defender na obra.
a) que a desigualdade social é permitida pela lei natural e, portanto, o Estado não é responsável pelo conflito social.
b) que a desigualdade social é autorizada pela lei natural, ou seja, que a natureza não se encontra submetida à lei.
c) que no estado natural existe apenas o direito de propriedade.
d) que a desigualdade moral ou política é uma continuidade daquilo que já está presente no estado natural.
e) que há, na espécie humana, duas espécies de desigualdade: a primeira, natural, e a segunda, moral ou política.

A respeito dos contratualistas, associe os pensadores da coluna da esquerda às características expostas na coluna da direita. (1) Thomas Hobbes (2) John Locke (3) Jean-Jacques Rousseau ( ) Defende o dever do Estado em garantir o direito natural de propriedade. ( ) O contrato social tem por finalidade estabelecer e garantir a vontade geral, além de legitimar a propriedade privada. ( ) A partir do contrato social os indivíduos renunciam o seu direito de governar a si mesmo em favor de um Estado que se sobrepõe a todas liberdades individuais. Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.
a. 2, 1, 3
b. 3, 1, 2
c. 3, 2, 1
d. 2, 3, 1
e. 1, 2, 3

Mais conteúdos dessa disciplina