De acordo com Mortatti (2000), com a desmetodização do ensino, qual é o papel do professor em sala de aula?
a.
Disponibilizar os meios para o aluno aprender sem sistematização do ensino, favorecendo sua relação direta com o objeto de estudo e respeitando a própria construção por ele realizada.
b.
Questionar, provocar e direcionar as aprendizagens dos alunos para a formação do pensamento teórico.
c.
Dispor os recursos de aprendizagem e orienta sistematicamente ao aluno em sua relação com o problema, permitindo que ele conclua as suas hipóteses a partir de suas próprias ideias.
d.
Ensinar os conhecimentos científicos a partir dos saberes que os alunos trazem de suas vivências em uma ampla e profunda discussão em sala de aula.
e.
Permitir que os alunos expressem suas vivências como meio de desenvolvimento da linguagem, mas são os seus conhecimentos que prevalecem nas conclusões finais.
Ed
há 3 semanas
Para responder à pergunta sobre o papel do professor em sala de aula segundo Mortatti (2000) e a desmetodização do ensino, precisamos considerar a proposta de um ensino mais flexível e centrado no aluno. Analisando as alternativas: a) Disponibilizar os meios para o aluno aprender sem sistematização do ensino, favorecendo sua relação direta com o objeto de estudo e respeitando a própria construção por ele realizada. - Esta opção reflete a ideia de um ensino mais livre e centrado no aluno, o que está alinhado com a desmetodização. b) Questionar, provocar e direcionar as aprendizagens dos alunos para a formação do pensamento teórico. - Embora essa abordagem seja importante, não se encaixa perfeitamente na ideia de desmetodização, que busca menos sistematização. c) Dispor os recursos de aprendizagem e orientar sistematicamente ao aluno em sua relação com o problema, permitindo que ele conclua as suas hipóteses a partir de suas próprias ideias. - Essa opção sugere uma orientação mais sistemática, o que contraria a ideia de desmetodização. d) Ensinar os conhecimentos científicos a partir dos saberes que os alunos trazem de suas vivências em uma ampla e profunda discussão em sala de aula. - Essa abordagem é interessante, mas ainda mantém uma estrutura que pode não se alinhar totalmente com a desmetodização. e) Permitir que os alunos expressem suas vivências como meio de desenvolvimento da linguagem, mas são os seus conhecimentos que prevalecem nas conclusões finais. - Essa opção parece limitar a expressão dos alunos e não se alinha com a ideia de um ensino mais aberto. A alternativa que melhor representa o papel do professor em um contexto de desmetodização do ensino, onde o foco está na autonomia do aluno e na construção do conhecimento, é: a) Disponibilizar os meios para o aluno aprender sem sistematização do ensino, favorecendo sua relação direta com o objeto de estudo e respeitando a própria construção por ele realizada.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade