Logo Passei Direto
Buscar
O eu lírico, nesses versos,
O eu lírico, nesses versos,
A) busca, desesperadamente, um lenitivo para suas inquietações, um alívio para suas angústias, ávido por uma paz que presume ser impossível, já que o infinito se revela insensível a seus apelos.
B) mostra-se pessimista ante a falta de elucidação de sua dúvida e o fluir do tempo, continuando à procura de conciliação consigo mesmo e com todos os que passavam indiferentes ao seu sofrimento.
C) perscruta, na solidão, os mistérios que envolvem o desconhecido, que se encontra distante e até inalcançável, razão por que mergulha numa espécie de alucinação, desejando a morte como descanso.
D) peregrina, contemplando o céu, pleno de luminosidade, o que lhe faz entender que a sua incerteza é causada pela falta de fé, que é maior do que a própria natureza, também apática diante de seu tormento.
E) demonstra medo com a proximidade do que chama de “noite do desfecho”, por não conseguir compreender o enigma divino em sua multiplicidade de sentido, embora tenha tido a resposta por que tanto ansiou.
User badge image
Progresso com Exercícios

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Para responder a essa questão, precisamos analisar as alternativas em relação ao que o eu lírico expressa nos versos. Vamos considerar cada uma: A) Busca um lenitivo para suas inquietações e uma paz que parece impossível. Essa opção sugere um desespero e uma busca por alívio, o que pode ser uma interpretação válida. B) Mostra-se pessimista e continua à procura de conciliação consigo mesmo. Essa opção foca na dúvida e na indiferença dos outros, o que também pode ser uma interpretação. C) Perscruta os mistérios do desconhecido e deseja a morte como descanso. Essa opção traz uma visão mais sombria e introspectiva. D) Peregrina e entende que sua incerteza é causada pela falta de fé. Essa opção sugere uma reflexão sobre a fé e a natureza. E) Demonstra medo com a proximidade do "desfecho" e a incompreensão do enigma divino. Essa opção foca no medo e na busca por respostas. Para determinar a resposta correta, é importante considerar o tom e a intenção do eu lírico. Se o foco está na busca por alívio e na sensação de desespero, a alternativa A parece ser a mais adequada. No entanto, se o eu lírico está mais preocupado com a indiferença dos outros e a busca por conciliação, a alternativa B pode ser a correta. Sem o texto completo, é difícil afirmar com certeza, mas a alternativa que mais se destaca pela busca desesperada por paz e alívio é a A. Portanto, a resposta correta é: A) busca, desesperadamente, um lenitivo para suas inquietações, um alívio para suas angústias, ávido por uma paz que presume ser impossível, já que o infinito se revela insensível a seus apelos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O setor da saúde exerce um papel fundamental no desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação, como espaço para geração de emprego e renda e a promoção e proteção da saúde para o bem-estar do homem. Por outro lado, a crescente demanda para ampliação do acesso da população à saúde, bem como a necessidade de se garantir a sustentabilidade do sistema público de saúde e a diminuição da dependência externa de tecnologias são grandes desafios enfrentados pelo Brasil. É tarefa do Estado implementar políticas específicas para o desenvolvimento científico e tecnológico, visando ao fortalecimento de competências nacionais, promovendo a revisão de marcos regulatórios, priorizando a formação de recursos humanos especializados, o estabelecimento de linhas prioritárias de PD&I, bem como a ampliação de redes e infraestruturas de pesquisa. As várias iniciativas para o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor, com foco no desenvolvimento tecnológico e os crescentes esforços já apresentam sinais positivos para criação de um ambiente propício à inovação, à geração de empregos mais qualificados e à agregação de valor e densidade tecnológica às exportações brasileiras. Apesar dos avanços, é consenso que o país precisa avançar no sentido de transformar a excelência da pesquisa científica em práticas inovadoras.
No último período do texto, a locução prepositiva “Apesar de”, presente no adjunto adverbial “Apesar dos avanços”, introduz, no contexto, uma ideia de
A) conformidade em relação à “necessidade de se garantir a sustentabilidade do sistema público de saúde e a diminuição da dependência externa de tecnologias”.
B) condição para o “Estado implementar políticas específicas para o desenvolvimento científico e tecnológico, visando ao fortalecimento de competências nacionais”.
C) finalidade, que está voltada para “o estabelecimento de linhas prioritárias de PD&I, bem como a ampliação de redes e infraestruturas de pesquisa”.
D) consequência do objetivo de tornar o país mais competitivo por meio do “desenvolvimento da cadeia produtiva do setor, com foco no desenvolvimento tecnológico”.
E) concessão referente ao que foi enunciado no período anterior, na medida em que a locutora considera as atuais conquistas ainda incipientes, pois afirma que “o país precisa avançar no sentido de transformar a excelência da pesquisa científica práticas inovadoras”.

Mais conteúdos dessa disciplina