Logo Passei Direto
Buscar
Em uma reação química, por sua vez, é possível provocar alterações no sistema em equilíbrio por várias ações externas, como mudança de temperatura, adição de uma substância reagente ou produto, retirada de um reagente ou produto, dentre outras.
Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
Redução da temperatura favorece as reações endotérmicas.
Aumento da temperatura favorece as reações endotérmicas.
A mudança de temperatura não afeta a constante de equilíbrio.
Retirar um reagente desloca o equilíbrio no sentido dos produtos.
Retirar um produto desloca o equilíbrio no sentido dos reagentes.
User badge image
Questões para Estudantes

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

A alternativa correta é: Aumento da temperatura favorece as reações endotérmicas. Isso ocorre porque, segundo o princípio de Le Chatelier, um aumento na temperatura favorece a reação que absorve calor, que é a endotérmica. As outras alternativas estão incorretas em relação ao comportamento do equilíbrio químico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A eletroquímica é uma importante parte da química que se propõe a estudar as transformações químicas e processos elétricos gerados pela reação. Essas transformações químicas podem ser espontâneas, como ocorre em pilhas e baterias, e há também as que só ocorrem quando há uma passagem forçada de corrente elétrica em uma dada solução, sendo conhecida como eletrólise.
Assim, sobre o assunto de pilhas e eletrólise, avalie as afirmacoes a seguir:
I. O polo da pilha onde os elétrons são retirados, é chamado de ânodo. E neste local em que se evidencia a reação de oxidação. Já a região para onde os elétrons são atraídos é chamado de cátodo, sendo o local em que ocorre a reação de redução.
II. Quando colocamos uma lâmina metálica dentro de uma solução que contenha os mesmos íons constituintes da lâmina dissolvidos na solução, e gerado, na lâmina, uma diferença de carga elétrica. Dizemos que há a formação de um eletrodo com um potencial característico do metal da lâmina, denominado de potencial do eletrodo.
III. O estado de oxidação de um elemento é representado por um número, podendo ser inteiro ou fracionário, negativo ou positivo, que mede a ligação de um elemento com um outro. O número de oxidação (Nox) possui um valor de 1+, quando o átomo cedeu um elétron; 2+ quando o átomo cedeu 2 elétrons; e assim por diante. O nox será negativo quando o elemento recebe elétrons.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina