Logo Passei Direto
Buscar
Existem várias maneiras de classificar as reações químicas. O critério adotado pode ser a relação entre o número de substâncias envolvidas e o número de substâncias produzidas.
Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:
As reações de decomposição são sempre endotérmicas.
As reações de deslocamento simples ocorrem apenas com metais.
Todas as reações de decomposição resultam na liberação de gases.
Em uma reação de deslocamento duplo, sempre ocorre uma mudança de estado físico.
As reações de decomposição sempre requerem uma fonte de energia, como calor, luz ou eletricidade.
User badge image
Questões para Estudantes

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

A alternativa correta é: "As reações de decomposição sempre requerem uma fonte de energia, como calor, luz ou eletricidade." As reações de decomposição geralmente necessitam de energia para quebrar as ligações químicas das substâncias reagentes. As outras afirmações não são verdadeiras em todos os casos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A eletroquímica é uma importante parte da química que se propõe a estudar as transformações químicas e processos elétricos gerados pela reação. Essas transformações químicas podem ser espontâneas, como ocorre em pilhas e baterias, e há também as que só ocorrem quando há uma passagem forçada de corrente elétrica em uma dada solução, sendo conhecida como eletrólise.
Assim, sobre o assunto de pilhas e eletrólise, avalie as afirmacoes a seguir:
I. O polo da pilha onde os elétrons são retirados, é chamado de ânodo. E neste local em que se evidencia a reação de oxidação. Já a região para onde os elétrons são atraídos é chamado de cátodo, sendo o local em que ocorre a reação de redução.
II. Quando colocamos uma lâmina metálica dentro de uma solução que contenha os mesmos íons constituintes da lâmina dissolvidos na solução, e gerado, na lâmina, uma diferença de carga elétrica. Dizemos que há a formação de um eletrodo com um potencial característico do metal da lâmina, denominado de potencial do eletrodo.
III. O estado de oxidação de um elemento é representado por um número, podendo ser inteiro ou fracionário, negativo ou positivo, que mede a ligação de um elemento com um outro. O número de oxidação (Nox) possui um valor de 1+, quando o átomo cedeu um elétron; 2+ quando o átomo cedeu 2 elétrons; e assim por diante. O nox será negativo quando o elemento recebe elétrons.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina