Logo Passei Direto
Buscar

Urbanismo

Outros
O sistema de controle da arquitetura clássica romana está diretamente relacionado com a aplicação equilibrada e justa de três fatores que constituem a tríade vitruviana.
Desse modo, pode-se afirmar que: I. Uma obra com ênfase na utilitas resulta em uma arquitetura de tendência funcionalista. II. Uma ênfase na firmitas implica a utilização do sistema de estrutura arquitravada. III. Uma acentuação na venustas indica edifícios relacionados à função religiosa. Assinale a alternativa correta.
a- Apenas a afirmação I está correta
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. Uma obra com ênfase na utilitas resulta em uma arquitetura de tendência funcionalista. Verdadeiro, a utilitas refere-se à utilidade e funcionalidade da obra, o que está alinhado com a ideia de funcionalismo na arquitetura. II. Uma ênfase na firmitas implica a utilização do sistema de estrutura arquitravada. Verdadeiro, a firmitas diz respeito à solidez e estabilidade da construção, e o sistema arquitravado é um exemplo de estrutura que garante essa estabilidade. III. Uma acentuação na venustas indica edifícios relacionados à função religiosa. Falso, a venustas refere-se à beleza e estética da obra, não necessariamente ligada a uma função religiosa específica. Com base na análise, as afirmações I e II estão corretas, enquanto a III está incorreta. Portanto, a alternativa correta não é a "a", pois apenas a afirmação I está correta. A alternativa correta não foi apresentada nas opções, pois a combinação correta deveria incluir I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Império Romano era fundado nas cidades, sendo que as relações entre romanos e nativos implicavam em ajustamentos, conflitos, negociações e resistências. A identidade romana era um discurso construído em níveis locais e globais.
Os espaços urbanos admitiam reinterpretações dos costumes locais anteriores à conquista romana (como deuses locais que não eram abandonados, mas aproximados aos deuses romanos e reinterpretados). Assim, havia cidades romanas de fala latina, grega, céltica, entre outras, e não havia nas cidades conquistadas pelo Império Romano homogeneidade nos modos de sepultamento e de construção de habitações. No entanto, as cidades coloniais de fundação romana obedeciam a um esquema quase invariável que consistia em: I. Implantação em terreno elevado por questões de defesa, distribuição das edificações em configuração irregular e labiríntica de modo a confundir qualquer exército invasor com uma fortaleza central que servia como sede administrativa e militar. II. Traçado urbano em retícula hipodâmica com os principais edifícios implantados no cruzamento de dois eixos orientados (cardo e decumano); habitações distribuídas em quadras regulares e muralha defensiva. III. Divisão do núcleo urbano em dois diferentes setores, sendo que os principais edifícios ocupavam a parte mais alta e os demais se distribuíam de forma irregular dentro de um sistema de muralhas e torres de vigia. Assinale a alternativa correta.
C- Apenas a afirmação II está correta