Logo Passei Direto
Buscar
A doutrina, ao tratar dos direitos e garantias fundamentais, assinala que
a) os direitos fundamentais não podem ser considerados na interpretação e aplicação, pelo administrador público, de cláusulas gerais e de conceitos jurídicos indeterminados.
b) os direitos fundamentais são normas matrizes de outras normas, e não normas diretamente reguladoras de relações jurídicas.
c) as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata, no que se refere exclusivamente aos direitos individuais.
d) o fato de os direitos fundamentais estarem previstos na Constituição torna-os parâmetros de organização e de limitação dos poderes constituídos.
d) os atos normativos do Poder Legislativo sujeitam-se aos direitos fundamentais, mas outros atos desse Poder, com eficácia externa, escapam a essa sujeição.
User badge image
Portuguesando

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação aos direitos e garantias fundamentais: a) "os direitos fundamentais não podem ser considerados na interpretação e aplicação, pelo administrador público, de cláusulas gerais e de conceitos jurídicos indeterminados." - Esta afirmação é incorreta, pois os direitos fundamentais devem ser considerados na interpretação e aplicação das normas. b) "os direitos fundamentais são normas matrizes de outras normas, e não normas diretamente reguladoras de relações jurídicas." - Embora os direitos fundamentais sirvam como base para outras normas, eles também regulam diretamente relações jurídicas, portanto, essa afirmação é imprecisa. c) "as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata, no que se refere exclusivamente aos direitos individuais." - Essa afirmação é incorreta, pois os direitos fundamentais têm aplicação imediata em relação a todos os direitos, não apenas os individuais. d) "o fato de os direitos fundamentais estarem previstos na Constituição torna-os parâmetros de organização e de limitação dos poderes constituídos." - Esta afirmação é correta, pois os direitos fundamentais realmente servem como parâmetros para a atuação do Estado e a limitação do poder. e) "os atos normativos do Poder Legislativo sujeitam-se aos direitos fundamentais, mas outros atos desse Poder, com eficácia externa, escapam a essa sujeição." - Essa afirmação é incorreta, pois todos os atos do Poder Legislativo devem respeitar os direitos fundamentais. Portanto, a alternativa correta é: d) o fato de os direitos fundamentais estarem previstos na Constituição torna-os parâmetros de organização e de limitação dos poderes constituídos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Motoristas e cobradores do transporte público de Itajaí voltaram ao trabalho por volta das 15h30 desta sexta-feira [07.04.2017], após uma _________ que começou às 10h. Eles protestavam contra o _________ nos salários. A empresa informou que não tinha dinheiro para fazer o depósito. Houve uma reunião no fim da manhã. A prefeitura __________ e a empresa concordou em depositar os salários até o início da tarde. De acordo com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:
a) paralisação … atraso … interveio
b) paralisação … atrazo … interveio
c) paralização … atraso … interviu
d) paralização … atrazo … interviu
e) paralisação … atraso … interviu

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho a seguir, de acordo com a norma-padrão.
Além disso, ___certamente ____entre nós ____do fenômeno da corrupção e das fraudes.
(A) a ... concenso ... acerca
(B) há ... consenso ... acerca
(C) a ... concenso ... a cerca
(D) a ... consenso ... há cerca
(E) há ... consenço ... a cerca

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase dada. Uma final de Copa do Mundo é um evento
(A) de que um observador cultural não pode ficar indiferente.
(B) sob o qual um observador cultural não pode ficar indiferente.
(C) ao qual um observador cultural não pode ficar indiferente.
(D) ao que um observador cultural não pode ficar indiferente.
(E) do qual um observador cultural não pode ficar indiferente.

Mais conteúdos dessa disciplina