118:58
Progresso:2/10
2 horas
AVALIAÇÃO – TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
1
Sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), assinale a alternativa CORRETA:
Autismo vem da palavra grega autos, que significa eu mesmo, exprimindo a noção de próprio, de si próprio. Trata-se de um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldade persistente na interação social, comunicação e presença de padrões restritivos e repetitivos.
Ao longo dos anos, várias teorias tentaram explicar a causa do autismo, incluindo a teoria clássica da Tia Geladeira. Essa teoria atribuía o autismo à falta de vínculo afetivo da tia com a mãe da criança.
O diagnóstico do autismo pode ser feito com precisão através de exames laboratoriais específicos e marcadores biológicos inequívocos, dispensando completamente a avaliação clínica comportamental.
Em 1954, Hans Asperger descreveu crianças com facilidade de comunicação não verbal, facilidade de entender os sentimentos alheios e dificuldade motora fina.
1
A frequência de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem aumentado continuamente desde o primeiro estudo epidemiológico publicado em 1966 por Victor Lotter. Baseado nestas informações, marque V para verdadeiro e F para falso nas assertivas a seguir:
( ) A frequência de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem aumentado continuamente desde o primeiro estudo epidemiológico publicado em 1966 por Victor Lotter, que identificou 4,1 casos por 10.000 indivíduos no Reino Unido.
( ) O Centers for Disease Control and Prevention’s Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network aponta que estudos que requerem avaliação diagnóstica menos detalhada e critérios antigos, estimam que na África a frequência de TEA é ainda maior, variando entre 3 a cada 40 pessoas e 2 a cada 88 crianças.
( ) Essa frequência ocorre em apenas dois grupos étnicos. Parte desse aumento provavelmente é resultado de mudanças nos critérios diagnósticos, que se tornaram menos abrangentes nos últimos dias.
( ) Comparações de estudos em diferentes países e populações são difíceis, pois as pesquisas variam em número de indivíduos estudados, critérios de inclusão, taxas de participação, instrumentos de pesquisa utilizados, conscientização da população sobre a condição e critérios de prejuízo funcional.
Assinale a sequência CORRETA:
V – F – F – V
F – V – F – V
V – V – F – F
F – F – V – V
1
A despeito de __________ internacionais recentes, pouco ainda se sabe sobre a __________ do TEA em países em desenvolvimento, incluindo a América Latina, Oriente Médio, África e Ásia. A dificuldade em se obter dados robustos está associada à falta de serviços __________ e às inúmeras barreiras à realização de pesquisas, dentre as quais a carência de profissionais especializados e de instrumentos __________ para avaliação e diagnóstico.
As palavras que completam, CORRETAMENTE, essas lacunas são:
requerimentos – manutenção – colaborativos – diversos
buscas – divergência – prestados – elaborados
iniciativas – prevalência – especializados – padronizados
melhorias – constância – disponíveis – avaliativos