Logo Passei Direto
Buscar
A intervenção endovascular no território da artéria renal vem alcançando grande espaço em função da possibilidade de oferecimento de resultados efetivos com baixa morbidade quando comparada à cirurgia convencional.
Nesse sentido é correto afirmar:
A.uma estenose de aproximadamente 60% em rim único, com função preservada, trata-se de indicação para revascularização endovascular da artéria renal.
B.assim como a doença aterosclerótica que acomete a artéria mesentérica superior, as lesões que atingem a artéria renal consistem em lesões extensas ao longo do leito arterial, poupando a região ostial.
C.por apresentar comportamento semelhante à aterosclerose, no que diz respeito à evolução, a displasia fibromuscular que atinge a artéria renal exige tratamento com angioplastia e implante de stent primário em todos os casos.
D. os testes cintilográficos, principalmente quando associados à utilização de captopril, prestam-se, assim como a ultrassonografia, como excelente teste para screening da doença renovascular, especialmente em caso de doença bilateral.
User badge image
Desafios para Aprender

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A. Uma estenose de aproximadamente 60% em rim único, com função preservada, trata-se de indicação para revascularização endovascular da artéria renal. - Geralmente, a indicação para intervenção endovascular é quando a estenose é maior que 70%, especialmente em rim único. Portanto, essa alternativa não é correta. B. Assim como a doença aterosclerótica que acomete a artéria mesentérica superior, as lesões que atingem a artéria renal consistem em lesões extensas ao longo do leito arterial, poupando a região ostial. - Na verdade, as lesões ateroscleróticas na artéria renal frequentemente afetam a região ostial. Portanto, essa alternativa também não é correta. C. Por apresentar comportamento semelhante à aterosclerose, no que diz respeito à evolução, a displasia fibromuscular que atinge a artéria renal exige tratamento com angioplastia e implante de stent primário em todos os casos. - A displasia fibromuscular não requer tratamento com stent em todos os casos, pois pode ser tratada com angioplastia isoladamente. Portanto, essa alternativa não é correta. D. Os testes cintilográficos, principalmente quando associados à utilização de captopril, prestam-se, assim como a ultrassonografia, como excelente teste para screening da doença renovascular, especialmente em caso de doença bilateral. - Esta afirmação é verdadeira, pois os testes cintilográficos e a ultrassonografia são utilizados para avaliar a perfusão renal e a presença de estenoses, especialmente em casos de doença bilateral. Portanto, a alternativa correta é: D. os testes cintilográficos, principalmente quando associados à utilização de captopril, prestam-se, assim como a ultrassonografia, como excelente teste para screening da doença renovascular, especialmente em caso de doença bilateral.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina