Logo Passei Direto
Buscar
Considere as afirmações abaixo, sobre hérnia diafragmática traumática.
Quais estão corretas?
I - O aumento abrupto na pressão intra-abdominal, acompanhado de movimentações forçadas da parede abdominal, causa a deflação rápida dos pulmões (se a glote estiver fechada), produzindo um grande gradiente de pressão pleuroperitoneal.
II - A ruptura ocorre geralmente nas porções musculares.
III - A complicação mais comum, após o reparo cirúrgico de hérnias diafragmáticas, é o edema pulmonar por reexpansão.
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmação sobre hérnia diafragmática traumática: I - O aumento abrupto na pressão intra-abdominal, acompanhado de movimentações forçadas da parede abdominal, causa a deflação rápida dos pulmões (se a glote estiver fechada), produzindo um grande gradiente de pressão pleuroperitoneal. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois um aumento súbito na pressão intra-abdominal pode levar a alterações na pressão pleural e na dinâmica respiratória. II - A ruptura ocorre geralmente nas porções musculares. Falso, a ruptura da hérnia diafragmática traumática geralmente ocorre na região do tendão central do diafragma, e não nas porções musculares. III - A complicação mais comum, após o reparo cirúrgico de hérnias diafragmáticas, é o edema pulmonar por reexpansão. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois o edema pulmonar por reexpansão é uma complicação reconhecida após o reparo cirúrgico. Com base nas análises, as afirmações corretas são I e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: (A) Apenas I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), considere as afirmações abaixo.
Quais estão corretas?
I - Em 2011, foi apresentada a primeira revisão da PNAB, que manteve a essência da versão de 2006, mas introduziu inovações como a flexibilização da carga horária médica para composição das equipes de saúde da família.
II - Após 11 anos da publicação da primeira PNAB, foi apresentada, em 2017, a Portaria 2.436/17 que, entre outras mudanças, agregou a figura do gerente de Unidade de Saúde, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento e a qualificação do processo de trabalho na atenção básica.
III - Na última versão da PNAB, a principal mudança foi a não priorização das equipes de Saúde da Família (eSF), uma vez que passou a financiar, com valor superior, as equipes de Atenção Básica (eAB).
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, em relação à Política Nacional de Humanização (PNH).
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
( ) A PNH, também conhecida como HumanizaSUS, aposta na inclusão de trabalhadores, usuários e gestores na produção e na gestão do cuidado e dos processos de trabalho.
( ) A Clínica Ampliada e Compartilhada visa promover práticas de saúde, voltadas principalmente ao conhecimento técnico-científico e ao reconhecimento da importância dos aspectos clínicos nos processos de adoecimento dos indivíduos e das comunidades.
( ) Os usuários de saúde possuem direitos e deveres garantidos por lei, e os serviços de saúde devem incentivar esse conhecimento, garantindo que os deveres sejam cumpridos em todos os momentos de utilização do serviço.
( ) O acesso oportuno dos usuários às tecnologias adequadas às suas necessidades, ampliando a efetividade das práticas de saúde, pode ser oferecido, através do acolhimento, por meio de uma escuta qualificada às suas necessidades.
(A) V – F – V – F.
(B) V – F – F – V.
(C) V – V – F – F.
(D) F – V – V – V.
(E) F – F – V – V.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, em relação à participação popular e ao controle social na área da saúde.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
( ) A Lei 8.142/90 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelece duas instâncias colegiadas: os Conselhos e as Conferências de Saúde.
( ) Os Conselhos de Saúde são órgãos de caráter permanente e deliberativo, responsáveis pela fiscalização, pela gestão e pela execução dos serviços de saúde, tendo responsabilidade direta sobre a qualidade dos serviços prestados.
( ) A Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada o grande evento fundador do SUS, convocou também a sociedade civil para participar dos debates sobre políticas e programas de governo.
( ) Quatro Conferências Nacionais de Saúde, durante o período do regime militar no Brasil, foram promovidas e, entre as temáticas abordadas na última delas, estava a extensão das ações de saúde através dos serviços básicos.
(A) V – V – V – F.
(B) V – F – V – V.
(C) V – F – F – V.
(D) F – F – V – V.
(E) F – V – F – F.

Considere as seguintes afirmações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
Quais estão corretas?
I - É um produto da Reforma Sanitária Brasileira, originada do movimento sanitário, processo político que mobilizou a sociedade para propor novas políticas e novos modelos de organização de sistema, serviços e práticas de saúde.
II - Integra o sistema brasileiro de proteção social e, juntamente com o Sistema de Previdência Social e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), compõe o tripé da seguridade social, estabelecido na constituição brasileira de 1988.
III - Abrange um conjunto de serviços e ações, como a prestação de assistência terapêutica integral, que inclui a assistência farmacêutica e a vigilância em saúde.
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.

De acordo com o Decreto 7.508/2011, que regulamenta a Lei 8.080, considere os seguintes serviços.
Quais serviços são Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde?
I - De Atenção Primária
II - De Atenção Psicossocial
III - De Atenção Domiciliar
(A) Apenas I.
(B) Apenas III.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.

Em relação ao Sistemas de Informação em Saúde, no Brasil, assinale a alternativa correta.
(A) Sistemas de Informação em Saúde, conforme o Ministério da Saúde, são instrumentos padronizados, que têm como principal objetivo o fornecimento de dados de produção dos serviços de saúde.
(B) O Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) foi criado para obtenção regular de dados sobre a mortalidade infantil e materna no país, através do qual é possível obter informações para realizar análises de situação, planejamento e avaliação das ações e programas na área da saúde materno-infantil.
(C) o Ministério da Saúde, com a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do sistema eSUS, superou o desafio de integração das informações em saúde, possibilitando a integralidade da atenção, uma vez que os dados clínicos dos usuários são acessíveis para todos os Serviços de Saúde.
(D) O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) foi criado na década de 90 para normatizar o cadastramento, em todo o território nacional, de Unidades Básicas de Saúde (UBS), serviços especializados e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).
(E) O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é alimentado, principalmente, pela notificação e pela investigação de casos de doenças e agravos que constam na lista nacional de notificação compulsória; e é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região.

Mais conteúdos dessa disciplina