Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
A atmosfera terrestre está em constante transformação. A todo o momento há variação de temperatura, pressão, ventos, nuvens, entre várias outras mudanças. A aproximação de uma massa de ar altera as condições meteorológicas de um determinado local. A primeira visualização desta mudança é a chegada de uma frente, que altera o tempo deste local, e dependendo do tipo de frente, pode provocar chuva forte, acompanhada de fortes tempestades.
Sobre a dinâmica dessas massas, analise as afirmativas a seguir:
I. Entre as massas de ar, ocorrem as chamadas frentes (frias ou quentes), associadas a alterações das condições atmosféricas.
II. A formação de massas de ar de característica fria se dá nas regiões próximas aos polos. Já as massas de ar quentes são constituídas nas regiões equatoriais e subtropicais.
III. São produtoras de massas de ar apenas as planícies árticas (massas de ar frias) e os grandes desertos (massas de ar quentes).
IV. As massas de ar sempre mantêm suas características conforme se deslocam pelas superfícies.
A III e IV.
B I e II.
C II e III.
D I, II e IV.
User badge image
Aprimorando com Questões

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. Entre as massas de ar, ocorrem as chamadas frentes (frias ou quentes), associadas a alterações das condições atmosféricas. Verdadeiro, as frentes são de fato a transição entre diferentes massas de ar e estão associadas a mudanças nas condições meteorológicas. II. A formação de massas de ar de característica fria se dá nas regiões próximas aos polos. Já as massas de ar quentes são constituídas nas regiões equatoriais e subtropicais. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois massas de ar frias se formam em regiões polares e massas de ar quentes se formam em regiões equatoriais e subtropicais. III. São produtoras de massas de ar apenas as planícies árticas (massas de ar frias) e os grandes desertos (massas de ar quentes). Falso, essa afirmativa é incorreta, pois existem outras regiões que também podem produzir massas de ar, como oceanos e outras áreas geográficas, não se limitando apenas às planícies árticas e desertos. IV. As massas de ar sempre mantêm suas características conforme se deslocam pelas superfícies. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois as massas de ar podem mudar suas características ao se deslocarem, influenciadas pelas superfícies que atravessam (como oceanos, montanhas, etc.). Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são I e II. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: B) I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A previsão de clima seco fez com que a Defesa Civil de Belo Horizonte emitisse um alerta para população. Segundo o órgão, a atuação de uma massa de ar seco sobre a capital deixa a umidade relativa do ar em torno de 30%. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice ideal é de 60%. O índice entre 21% e 30% é considerado estado de atenção.
O excerto exemplifica uma situação comum em cidades que estão localizadas nas baixas latitudes e que recebem alta intensidade de raios solares. Nesse sentido, considerando o conteúdo sobre elementos atmosféricos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A umidade relativa do ar está relacionada à quantidade de vapor disponível na atmosfera, assim, na cidade de Belo Horizonte, pode-se afirmar que havia baixa quantidade de água em estado gasoso na atmosfera.
( ) Um processo que poderia aumentar a umidade relativa do ar na cidade de Belo Horizonte é o de condensação e precipitação, isto é, a água em estado líquido na atmosfera aumentaria a umidade do ar.
( ) A umidade relativa do ar é o processo da falta de água em estado gasoso na atmosfera. Entretanto, esse processo tem início na estratosfera com a formação de nuvens localizadas que não entram em processo de precipitação.
( ) A insolação é a responsável pela baixa umidade relativa do ar, visto que o sol que atinge a superfície dispersa as gotículas de água na atmosfera, processo que acontece principalmente na região do Nordeste.
A F; V; V; F.
B V; V; F; F.
C V; F; F; V.
D V; F; F; F.

Mais conteúdos dessa disciplina