Logo Passei Direto
Buscar
Ao calcular a idade gestacional de paciente, o enfermeiro percebe que a data e o período do mês da última menstruação são desconhecidos. Sendo assim, a idade gestacional e a data provável do parto serão, inicialmente, determinadas por aproximação, basicamente pela medida da altura do fundo do útero e pelo toque vaginal, além da informação sobre a data de início dos movimentos fetais, que habitualmente ocorrem entre 18 e 20 semanas.
Pode-se utilizar a altura uterina e o toque vaginal, considerando-se os seguintes parâmetros:
a) na 12ª semana, o útero enche a pelve, de modo que é palpável na altura da cicatriz umbilical.
b) na 20ª semana, o fundo do útero encontra-se na altura da sínfise púbica.
c) a partir da 20ª semana, existe relação direta entre as semanas da gestação e a medida da altura uterina. Porém, esse parâmetro torna-se menos fiel a partir da 30ª semana de idade gestacional.
d) até a 8ª semana não ocorre alteração do tamanho uterino.
e) na 6ª semana, o útero corresponde ao dobro do tamanho normal.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao crescimento do útero durante a gestação: a) Na 12ª semana, o útero enche a pelve, de modo que é palpável na altura da cicatriz umbilical. - Esta afirmação está incorreta, pois na 12ª semana o útero ainda não está na altura da cicatriz umbilical. b) Na 20ª semana, o fundo do útero encontra-se na altura da sínfise púbica. - Esta afirmação também está incorreta, pois na 20ª semana o fundo do útero está acima da sínfise púbica. c) A partir da 20ª semana, existe relação direta entre as semanas da gestação e a medida da altura uterina. Porém, esse parâmetro torna-se menos fiel a partir da 30ª semana de idade gestacional. - Esta afirmação está correta. A partir da 20ª semana, a altura do fundo do útero realmente se relaciona com a idade gestacional, mas a precisão diminui após a 30ª semana. d) Até a 8ª semana não ocorre alteração do tamanho uterino. - Esta afirmação é incorreta, pois já há um aumento do tamanho uterino a partir da 6ª semana. e) Na 6ª semana, o útero corresponde ao dobro do tamanho normal. - Esta afirmação é exagerada, pois o aumento do útero não é tão significativo nessa fase. Portanto, a alternativa correta é: c) A partir da 20ª semana, existe relação direta entre as semanas da gestação e a medida da altura uterina. Porém, esse parâmetro torna-se menos fiel a partir da 30ª semana de idade gestacional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

São sinais de certeza para o diagnóstico da gravidez:
a) Atraso menstrual, amolecimento da cérvice uterina, aumento do volume das mamas e sonolência.
b) Paredes vaginais aumentadas com aumento da vascularização, tonturas, vômitos e atraso menstrual.
c) Presença dos batimentos cardíacos fetais, percepção dos movimentos fetais, presença de saco gestacional pela ultrassonografia.
d) Positividade da fração Beta HCG, saída de colostro pelo mamilo, aumento do volume abdominal.
e) Atraso menstrual, tonturas, vômitos, sonolência e aumento do volume das mamas.

O calendário de atendimento durante o pré-natal deve ser programado em função dos períodos gestacionais que determinam maior risco materno e perinatal. Sempre que possível, as consultas devem ser realizadas conforme o seguinte cronograma:
a) até 28ª semana – mensalmente; Da 28ª até a 36ª semana – quinzenalmente; Da 36ª até a 41ª semana – semanalmente. b) até 30ª semana – mensalmente; Da 30ª até a 35ª semana – quinzenalmente; Da 35ª até a 41ª semana – semanalmente. c) até 14ª semana – mensalmente; Da 14ª até a 30ª semana – quinzenalmente; Da 30ª até a 41ª semana – semanalmente. d) até 28ª semana – mensalmente; Da 28ª até a 34ª semana – quinzenalmente; Da 34ª até a 41ª semana – semanalmente. e) até 26ª semana – mensalmente; Da 26ª até a 36ª semana – quinzenalmente; Da 36ª até a 41ª semana – semanalmente.
a) até 28ª semana – mensalmente; Da 28ª até a 36ª semana – quinzenalmente; Da 36ª até a 41ª semana – semanalmente.
b) até 30ª semana – mensalmente; Da 30ª até a 35ª semana – quinzenalmente; Da 35ª até a 41ª semana – semanalmente.
c) até 14ª semana – mensalmente; Da 14ª até a 30ª semana – quinzenalmente; Da 30ª até a 41ª semana – semanalmente.
d) até 28ª semana – mensalmente; Da 28ª até a 34ª semana – quinzenalmente; Da 34ª até a 41ª semana – semanalmente.
e) até 26ª semana – mensalmente; Da 26ª até a 36ª semana – quinzenalmente; Da 36ª até a 41ª semana – semanalmente.

Mais conteúdos dessa disciplina