Logo Passei Direto
Buscar

Liderança

Colégio Objetivo
O que as pessoas querem dos seus empregos? Será que somente um bom salário? Ou querem outras coisas como: segurança, bons relacionamentos, oportunidades de crescimento etc. Essa é uma pergunta importante, porque está na raiz da motivação, um aspecto do comportamento humano com o qual os líderes precisam lidar todos os dias.
Leia as afirmacoes feitas nos itens abaixo, que abordam aspectos da teoria de Herzberg e na sequência, marque a alternativa correta.
I. Herzberg descobriu que existem dois conjuntos de necessidades presentes no homem. Ao analisar esses conjuntos, ele constatou que quando a pessoa se sente insatisfeita com seu trabalho, os motivos normalmente estão relacionados com o ambiente. Por outro lado, quando a pessoa se sente satisfeita, suas necessidades estão relacionadas a fatores associados ao trabalho em si. Os fatores relacionados com o ambiente foram denominados de motivacionais ou de desenvolvimento, enquanto os fatores relacionados ao contexto do indivíduo no cargo, nas tarefas e nos deveres relacionados com o trabalho, foram denominados de higiênicos.
II. Segundo Herzberg, os fatores que levam à satisfação no trabalho são separados e distintos daqueles que levam à insatisfação. Portanto, quando o líder trabalha para eliminar os fatores insatisfatórios no trabalho, ele cria paz, mas não necessariamente melhora o desempenho, ou seja, ele reduz os níveis de insatisfação da pessoa, mas realmente não atua em sua motivação.
III. Apesar de distintos, os dois conjuntos de fatores – higiênicos e motivacionais – não são opostos. A teoria de Herzberg propõe que a maioria dos fatores que contribuem para a satisfação no trabalho são motivadores.
a. As afirmativas I e II estão corretas
b. As afirmativas II e III estão corretas
c. As afirmativas I e III estão corretas
d. Existe apenas uma alternativa incorreta
e. As afirmativas III e IV estão corretas
User badge image
liderancaparatodos

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar cada afirmativa: I. Herzberg descobriu que existem dois conjuntos de necessidades presentes no homem. Ao analisar esses conjuntos, ele constatou que quando a pessoa se sente insatisfeita com seu trabalho, os motivos normalmente estão relacionados com o ambiente. Por outro lado, quando a pessoa se sente satisfeita, suas necessidades estão relacionadas a fatores associados ao trabalho em si. Os fatores relacionados com o ambiente foram denominados de motivacionais ou de desenvolvimento, enquanto os fatores relacionados ao contexto do indivíduo no cargo, nas tarefas e nos deveres relacionados com o trabalho, foram denominados de higiênicos. Falso. Os fatores higiênicos estão relacionados ao ambiente, enquanto os motivacionais estão relacionados ao trabalho em si. II. Segundo Herzberg, os fatores que levam à satisfação no trabalho são separados e distintos daqueles que levam à insatisfação. Portanto, quando o líder trabalha para eliminar os fatores insatisfatórios no trabalho, ele cria paz, mas não necessariamente melhora o desempenho, ou seja, ele reduz os níveis de insatisfação da pessoa, mas realmente não atua em sua motivação. Verdadeiro. Esta afirmativa está correta e reflete a teoria de Herzberg. III. Apesar de distintos, os dois conjuntos de fatores – higiênicos e motivacionais – não são opostos. A teoria de Herzberg propõe que a maioria dos fatores que contribuem para a satisfação no trabalho são motivadores. Verdadeiro. Esta afirmativa também está correta, pois os fatores higiênicos e motivacionais são distintos, mas não opostos. Agora, vamos às alternativas: a) As afirmativas I e II estão corretas. Incorreta. b) As afirmativas II e III estão corretas. Correta. c) As afirmativas I e III estão corretas. Incorreta. d) Existe apenas uma alternativa incorreta. Incorreta. (Duas afirmativas estão incorretas) e) As afirmativas III e IV estão corretas. Incorreta. (Não existe uma afirmativa IV) Portanto, a alternativa correta é: b) As afirmativas II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A equipe é formada por 10 profissionais, sendo 5 homens e 5 mulheres, todos com nível superior nas áreas de engenharia de software e análise de sistemas. Não há recém-formados, todos são muito experientes na função. Em geral, foram selecionados por terem se destacado em outros projetos. São profissionais com opiniões fortes que gostam de participar das decisões estratégicas. Em função, principalmente do estilo do líder anterior, o clima entre as pessoas é tenso e de muita desconfiança. Fofocas são comuns e os conflitos ocorrem com muita frequência. A produtividade da equipe é baixa. Em geral, há muita dificuldade para se alcançar os objetivos nos prazos estipulados pela empresa.
Você foi escolhido por seu superior hierárquico para assumir a liderança de uma equipe que está trabalhando no desenvolvimento de uma nova plataforma de software. Antes de iniciar em sua nova função, você obteve as seguintes informações: Você foi escolhido para solucionar o problema. A empresa precisa de resultados e você recebeu “carta branca”, o que significa que pode tomar a decisão que julgar mais conveniente. Nesse caso, o que você faria? Analise os itens a seguir, levando em consideração o que foi discutido na disciplina e escolha aquele que apresenta a recomendação mais adequada para essa situação.
Adoção do estilo coercitivo. Não há tempo a perder. Mudar comportamentos é algo muito demorado. Portanto, a melhor solução é demitir a maior parte dos profissionais e selecionar outros, criando uma nova equipe, pautada por princípios de cooperação e confiança.
Adoção do estilo afetivo. Conversar com as pessoas e praticar a empatia é a melhor alternativa. Neste caso, a ideia é estimular a amizade e a cooperação entre todos, mostrando que esse é o melhor caminho para transformar o grupo em uma equipe de alto desempenho.
Adoção inicial do estilo coercitivo. Fazer uma reunião com toda a equipe para abordar os problemas e comunicar as mudanças que serão realizadas. Deixar claro, que quem não estiver em sintonia com as mudanças será desligado da equipe. Adoção secundária do estilo modelador. Após a primeira ação, direcionar as atividades de todos os profissionais, determinando como devem agir e se comportar em suas atividades de trabalho.
Adoção inicial do estilo democrático. Fazer uma reunião com toda a equipe para discutir os problemas que estão ocorrendo. Sempre que possível, adotar soluções consensadas e realizar as devidas mudanças. Adoção secundária do estilo visionário. Criar uma visão inspiradora para a equipe mostrando como o alcance dessa visão será determinante para o sucesso da empresa e como ela irá beneficiar todos os envolvidos.
Adoção inicial do estilo treinador. Notadamente as pessoas precisam ser treinadas a fim de que possam mudar o comportamento. Neste caso, realizar treinamentos constantes é a melhor solução para minimizar os conflitos. Adoção secundário do estilo modelador. Após a etapa de intenso treinamento, determinar como cada pessoa deve agir na execução de suas atividades.

liderados é uma das competências do líder propositivo, mas isso não significa que essa virtude seja considerada como um estilo. Para mais informações, leia novamente o quarto capítulo da disciplina “Liderança Propositiva e a Gestão de Pessoas”.
Após ler com a máxima atenção cada item, anote a alternativa correta.
I. O líder propositivo sabe que a comunicação ocorre por meio dos sentidos, mas, além disso, sabe como estimular cada um deles. Um som, um sabor ou um cheiro podem ser armas eficientes na hora de se comunicar alguma coisa importante. Um simples olhar carinhoso, como forma de agradecimento por um trabalho bem realizado, pode ter um significado maior do que qualquer palavra ou do que uma recompensa financeira.
II. Líderes propositivos têm um modo muito comum e frequente de agir. Eles examinam a situação e depois dizem aos liderados o que é preciso ser feito, como e quando fazê-lo. Esses líderes esperam que seus liderados hajam em conformidade com o que foi requerido, de modo imediato e sem grandes questionamentos. Eles definem as regras e esperam que seus seguidores as sigam absolutamente. O foco principal de seus trabalhos é no alcance dos objetivos organizacionais.
III. O líder propositivo sabe indicar um caminho que vale a pena ser percorrido, além de ser hábil em idealizar o que as pessoas podem encontrar ao seu final, mas não é só isso. As pessoas não seguem líderes em quem não confiam. Aliás, se não houver confiança, nem se pode dizer que existe liderança, porque, a bem da verdade, a liderança só existe no coração daqueles que confiam e, portanto, nela acreditam. Por isso o líder propositivo é alguém que inspira confiança verdadeira.
IV. Líderes propositivos utilizam suas ações como exemplo, agindo com empatia e honestidade. Além da comunicação verbal, eles trabalham com a comunicação não verbal, que inclui: expressões faciais, movimentos corporais, movimento dos olhos e das mãos, entonações e inflexões da voz etc. São justos em sua comunicação e, por isso, são francos e diretos.
Apenas a afirmação II apresenta conceitos incorretos
Todas as afirmacoes apresentam conceitos totalmente corretos
Apenas a afirmação I apresenta conceitos incorretos
Apenas a afirmação II apresenta conceitos incorretos
Apenas a afirmação III apresenta conceitos incorretos
Apenas a afirmação IV apresenta conceitos incorretos

Embora a grande maioria dos livros sobre liderança se concentre nas qualidades positivas e na eficácia de seus líderes, é claro que muitos líderes são ineficazes e os piores líderes são terrivelmente destrutivos. Estes últimos são os chamados líderes do mal. Eles são tóxicos e possuem comportamento destrutivo. Em geral, trabalham apenas para seus próprios fins. São egoístas e normalmente destroem a moral de seus seguidores.
Faça uma análise cuidadosa de cada item. A seguir, escolha a alternativa correta.
I. Alguns líderes apresentam um tipo de personalidade inusitada: são carismáticos, encantadores, extremamente dedicados ao trabalho e extraordinariamente focados naquilo que desejam alcançar. Por vezes, são solícitos, amáveis e transmitem competência. Mas, são também frios e calculistas. Para chegar aonde desejam não medem esforços e também não avaliam as consequências de seus atos. São dotados de um tipo de personalidade chamada de “narcisismo”.
II. O narcisismo é um transtorno de personalidade que afeta a maneira como uma pessoa vê o mundo, os outros e a si mesmo. O narcísico acredita que suas opiniões, seus interesses e suas prioridades são sempre maiores que as das outras pessoas. Acha-se especial e único e, por isso, está sempre realçando suas conquistas e importância. É extraordinariamente egocêntrico e tem um potencial crônico para a inveja. O líder narcisista não exige apenas a submissão de sua equipe, exige ser amado e idolatrado por todos que dela fazem parte.
III. O narcisismo é um desvio de personalidade que só está presente em pessoas que apresentam patologias graves. O transtorno narcisista é uma condição mental na qual a pessoa se preocupa excessivamente consigo mesmo, acredita que tem direitos especiais sobre as outras pessoas, tem extrema necessidade de atenção e adora ser evidenciada. Vale lembrar, no entanto, que líderes propositivos são pessoas que não possuem nenhum grau de personalidade narcísica.
Apenas a afirmação III apresenta conceitos incorretos
Todas as afirmações apresentam conceitos totalmente corretos
Apenas a afirmação I apresenta conceitos incorretos
Apenas a afirmação II apresenta conceitos incorretos
Apenas a afirmação III apresenta conceitos incorretos
Todas as afirmações apresentam conceitos incorretos

O pensamento comum nos diz que é mais fácil um líder maligno explorar uma pessoa despreparada, sem capacidade de avaliação, do que uma pessoa competente, capaz de encontrar alternativas aos seus despropósitos. Infelizmente, muitas pessoas submetem-se aos mandos e desmandos do líder narcisista maligno, por que lhes falta o entendimento da realidade para lutar por condições mais favoráveis.
Leia atentamente cada colocação e marque a alternativa correta.
I. As pessoas acometidas pelo distúrbio narcisista maligno estão na fronteira entre sanidade e insanidade. Vale destacar, que o termo maligno foi adicionado ao termo narcisista para indicar indivíduos que sofrem de grave distúrbio narcísico. Notadamente, são pessoas que apresentam falta de empatia, ausência de sentimento de culpa, possuem sentimentos de grandiosidade e sede pelo poder e são indiferentes às regras morais.
II. Um dos aspectos da natureza humana responsável por abrir espaço para que o líder narcisista maligno possa despontar é o desejo de dominação, presente em quase todas as pessoas. Se observarmos o líder narcisista maligno com um olhar atento, veremos nele a figura de uma águia. Ele é valente, determinado, ágil e obcecado pelo poder. Sua visão apurada permite enxergar os perigos ainda embrionários. Em certos aspectos, ele é elegante, cativante e tem a capacidade de nos hipnotizar com seus voos em alta escala.
III. Narcisismo e liderança não têm nada em comum. A liderança raramente oferece ao narcisista o espaço de que ele necessita para saciar seu ego. Os casos de líderes narcisistas são raros e acabam acontecendo por acaso. Muitas vezes, uma pessoa narcisista se destaca por sua personalidade aguerrida e corajosa e por isso a empresa acaba lhe oferecendo uma posição de “liderança”. Entretanto, dificilmente os narcisistas malignos buscam ocupar um cargo de liderança por iniciativa própria.
Apenas a alternativa IV apresenta conceitos incorretos
Apenas a alternativa IV apresenta conceitos incorretos
Apenas a alternativa III apresenta conceitos incorretos
Apenas a alternativa II apresenta conceitos incorretos
Apenas a alternativa I e III apresentam conceitos incorretos
Apenas as alternativas II e IV apresentam conceitos incorretos

A Teoria da Motivação Humana, do psicólogo americano Abraham Maslow, é um clássico da pesquisa psicológica que ajudou a mudar o campo da motivação para sempre. Maslow não era apenas um pesquisador talentoso, ele também era um pensador criativo – capaz de ver as coisas de uma nova perspectiva e mostrá-las sob uma luz diferente.
Avalie cada uma delas e marque a alternativa incorreta.
I. Te acordo com Maslow, a motivação do homem é proveniente da busca permanente da satisfação de suas necessidades, que por sua vez, estão organizadas de acordo com uma escala hierárquica de importância. O homem satisfaz suas necessidades dentro dessa escala. Assim, à medida em que as necessidades básicas são satisfeitas, outras, de nível mais elevado, assumem o predomínio do comportamento.
II. Quando o homem consegue satisfazer suas necessidades primárias, emergem, lenta e gradativamente, outras de nível mais elevado. Primeiramente, surgem as necessidades sociais que envolvem a participação, a integração, dar e receber amizade, afeto e amor. Elas decorrem do fato de que o homem é um ser social, no sentido de que necessita pertencer a vários grupos sociais e ser aceito por estes.
III. Uma necessidade satisfeita não é motivadora do comportamento. Apenas aquelas não satisfeitas influenciam o comportamento, dirigindo-o para o alcance de objetivos individuais. Portanto, ao contrário da crença popular, um indivíduo motivado é, por natureza, um indivíduo insatisfeito, uma vez que a motivação surge exatamente da tentativa de atenuar as insatisfações.
IV. O homem somente deixa de ter necessidades não atendidas depois que ele passa por todos os níveis da hierarquia. Assim, quando o homem chega ao último estágio, ao qual denominamos “Autorrealização”, todas as suas necessidades cessam, porque a partir desse momento ele está plenamente satisfeito. Esse é o ponto onde o ciclo motivacional termina.
As afirmativas III e IV estão corretas
As afirmativas I e II estão corretas
As afirmativas II e III estão corretas
As afirmativas III e IV estão corretas
As afirmativas I e III estão corretas
Existe apenas uma alternativa incorreta

O líder propositivo sabe o que ele é e o que representa. Conhece os valores e os princípios que deve seguir, independentemente das circunstâncias que possa enfrentar.
Considere as afirmativas abaixo, relacionadas aos líderes propositivos. Após uma leitura atenta dessas afirmativas, marque a alternativa correta.
I. A prosperidade material é importante e legítima para qualquer pessoa. Entretanto, não é nesse tipo de necessidade que o líder propositivo atua com mais intensidade, porque ele sabe que os bens materiais não fazem parte da essência da alma humana.
II. O PTM - propósito transformador massivo, criado pelo líder propositivo, gera uma paixão tão intensa, que sua energia é irradiada para todos os cantos da organização, contaminando as pessoas e fomentando equipes coesas e altamente produtivas.
III. Os líderes propositivos são íntegros, porque a integridade é o cerne de sua influência. Viver os valores que professam e acreditam é o que lhes dá credibilidade e permite que outras pessoas confiem neles.
IV. A prosperidade espiritual oferecida pelo líder propositivo a seus liderados, está intimamente relacionada com a capacidade de acesso à potencialidade pura ou à criatividade suprema que está dentro de cada pessoa.
a. Apenas a afirmativa I apresenta conceitos incorretos
b. Apenas a afirmativa II apresenta conceitos incorretos
c. Apenas a afirmativa III apresenta conceitos incorretos
d. Apenas a afirmativa IV apresenta conceitos incorretos
e. Todas as afirmativas apresentam apenas conceito corretos

Mais conteúdos dessa disciplina