Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
As micorrizas representam associações simbióticas de extrema importância entre raízes de plantas e fungos do solo. Essa interação resulta na formação de estruturas especializadas, classificadas em ecto, endo e ectoendomicorrizas, que desempenham um papel fundamental na nutrição e desenvolvimento das plantas.
Com base no texto, podemos dizer que a presença de micorrizas está associada ao aumento da produtividade agrícola porque:
A O conjunto de hifas associado à raiz proporciona o aumento da superfície de absorção de água e minerais do solo, especialmente fósforo, pelas plantas.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

A afirmação está correta. A presença de micorrizas realmente está associada ao aumento da produtividade agrícola porque as hifas dos fungos micorrízicos aumentam a superfície de absorção das raízes das plantas. Isso permite uma melhor captação de água e nutrientes, especialmente fósforo, que é essencial para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Essa simbiose melhora a saúde do solo e a eficiência na utilização de recursos, resultando em maior produtividade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A classificação das micorrizas evoluiu de uma divisão simples entre ectomicorrizas e endomicorrizas, baseada na penetração do fungo nas células da planta hospedeira, para um sistema mais complexo que considera a diversidade de fungos e plantas envolvidas, bem como a formação de estruturas especializadas na associação.
Com base no texto, analise as afirmativas a seguir sobre as micorrizas:
I. Os fungos endomicorrízicos vesicular-arbusculares são organismos simbiontes obrigatórios e dependem totalmente da planta hospedeira para o seu crescimento.
II. As micorrizas arbusculares são associações entre fungos da classe Glomeromycetes e raízes de plantas vasculares, ocorrendo nos mais diversos ecossistemas terrestres.
III. As micorrizas vesículo-arbusculares são as associações fúngicas mutualísticas que mais se tem estudado ultimamente, mas ainda não tem aplicação em larga escala na agricultura.
IV. A associação micorrízica, qualquer que seja sua morfoanatomia, promove o crescimento das plantas principalmente porque sua hifa aumenta a absorção de água e nutrientes.
A - I, II, III e IV.
B - I, II e III, apenas.
C - II e IV, apenas.
D - I, apenas.
E - III e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina