Logo Passei Direto
Buscar
(ENEM-2016) Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significado, conseguir relacioná-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a essa leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo uma outra não prevista.
Nesse texto, a autora apresenta reflexões sobre o processo de produção de sentidos, valendo-se da metalinguagem. Essa função da linguagem torna-se evidente pelo fato de o texto
focar a participação do leitor.
apresentar o ponto de vista da autora.
discorre sobre o ato da leitura.
ressaltar a importância da intertextualidade.
propor leituras diferentes das previsíveis.
User badge image
Matematicamente

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

O texto apresentado discorre sobre o ato da leitura. A autora enfatiza que ler vai além de decifrar palavras; trata-se de atribuir significado e relacionar o texto a outros. Portanto, a alternativa correta é "discorre sobre o ato da leitura".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(ENEM- 2019- Adaptada) A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas, de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. A vida ao redor é a pseudorrealidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto – e raro – de crítica e público.
Os gêneros textuais podem ser caracterizados, dentre outros fatores, por seus objetivos. Esse fragmento é um:
resumo, pois promove o contato rápido do leitor com uma informação desconhecida.
A reportagem, pois busca convencer o interlocutor da tese defendida ao longo do texto.
resenha, pois apresenta uma produção intelectual de forma crítica.
Uma noticia, pois objetiva relatar um fato atual.
instrução, pois ensina algo por meio de explicações.

(Enem/2003) No ano passado, o governo promoveu uma campanha a fim de reduzir os índices de violência. Noticiando o fato, um jornal publicou a seguinte manchete: CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO ENTRA EM NOVA FASE. A manchete tem um duplo sentido, e isso dificulta o entendimento. Considerando o objetivo da notícia, esse problema poderia ter sido evitado com a seguinte redação:
Campanha contra o governo do Estado entra em nova fase de violência.
Campanha contra o governo do Estado e a violência entram em nova fase.
A violência do governo do Estado entra em nova fase de Campanha.
A violência da campanha do governo do Estado entra em nova fase.
Campanha do governo do Estado contra a violência entra em nova fase.

Mais conteúdos dessa disciplina