Parasitologia Geral e Clínica Aplicada À Farmácia - Turma_001_SP_(4.0)Atividade de Sistematização – Unidade I
1 de 4 questões restantes
Conteúdo do teste
Pergunta 1
Pergunta 1
0,16 Pontos
Pergunta 1
O diagnóstico das parasitoses intestinais baseia-se em critérios clínicos, na história do paciente, nos aspectos epidemiológicos e requer confirmação laboratorial por meio do exame parasitológico de fezes. A coleta das fezes é realizada pelo próprio paciente, no domicílio e encaminhada ao laboratório de análises clínicas.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado a respeito da importância da amostra de fezes para exame parasitológico, o paciente deverá proceder a coleta da amostra:
Opção A
de uma porção do bolo fecal livre de muco e de sangue, pois os mesmos podem alterar a morfologia dos cistos e trofozoítos.
Opção B
de uma pequena porção do bolo fecal, após evacuação espontânea, preferencialmente da parte contendo muco e sangue, caso presente.
Opção C
de uma pequena porção do bolo fecal da evacuação obtida após uso de laxante, a fim de aumentar a concentração dos ovos e larvas de helmintos, sem restrição nos casos de estar fazendo uso de antibióticos.
Opção D
de todo o bolo fecal emitido da primeira evacuação do dia, para avaliação dos aspectos físicos, tais como cor, odor e consistência.
Opção E
de um bolo fecal após a defecação espontânea sobre um papel limpo e seco, sendo a amostra de fezes colocada até completar o pote de coleta fornecido pelo laboratório.
Pergunta 2
Pergunta 2
0,16 Pontos
Pergunta 2
Os dados epidemiológicos mostrando a ocorrência de Enterobius vermicularis são subestimados quando comparados ao diagnóstico clínico desse verme na população. O resultado falso-negativo se deve, provavelmente, aos hábitos da fêmea, que realiza oposição nas regiões perianal e perineal no período da noite. Os ovos são, então, arrastados junto às fezes por ocasião da evacuação.