Logo Passei Direto
Buscar

Gestão de Custos

Colégio Objetivo
Mesmo nas empresas prestadoras de serviços que eventualmente faziam uso de Custos para avaliação dos “Estoques de Serviços em Andamento ,ˮ ou seja, para a avaliação dos custos incorridos em projetos ainda não acabados, seu campo alargou-se de maneira formidável. É hoje relativamente comum encontrarmos Bancos, Financeiras, Lojas Comerciais, Escritórios de Planejamento, de Auditoria, de Consultoria, hospitais, instituições de ensino, desenvolvimento de softwares etc. utilizando-se de Contabilidade de Custos.
Acerca do contexto geral da contabilidade de custo, é correto afirmar:
A A contabilidade de custo tem por objetivo monitorar, controlar, avaliar e mensurar os valores gastos na produção, objetivando a formação do estoque e do preço de venda, servindo como fonte para inúmeras necessidades decisórias.
B Os aspectos fiscais são importantes para a contabilidade financeira, não tendo repercussão na gestão dos custos
C A contabilidade financeira é o nome técnico da contabilidade de custos, não tendo distinção ou enfoques diferentes entre elas.
D A contabilidade de custos segue os preceitos das Normas Brasileiras de Contabilidade, tendo enfoque no cumprimento legal e atender as práticas comuns da contabilidade. Enquanto a contabilidade financeira é menos burocrática podendo adaptar métodos e controles que atendem as necessidades da entidade
E A decisão é algo estritamente técnica, única e pertencente ao administrador. Para tanto, a contabilidade de custo pouco contribuiu ou apresenta informações que sejam úteis ao administrador para tomada de decisão.
User badge image
Estudando com Questões

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre o contexto geral da contabilidade de custos: A) A contabilidade de custo tem por objetivo monitorar, controlar, avaliar e mensurar os valores gastos na produção, objetivando a formação do estoque e do preço de venda, servindo como fonte para inúmeras necessidades decisórias. - Esta afirmação está correta, pois realmente a contabilidade de custos visa monitorar e controlar os gastos, além de auxiliar na formação de preços e na tomada de decisões. B) Os aspectos fiscais são importantes para a contabilidade financeira, não tendo repercussão na gestão dos custos. - Esta afirmação é incorreta, pois os aspectos fiscais também podem impactar a gestão de custos, especialmente em relação a como os custos são reportados e analisados. C) A contabilidade financeira é o nome técnico da contabilidade de custos, não tendo distinção ou enfoques diferentes entre elas. - Esta afirmação é falsa, pois a contabilidade financeira e a contabilidade de custos têm enfoques e objetivos distintos. D) A contabilidade de custos segue os preceitos das Normas Brasileiras de Contabilidade, tendo enfoque no cumprimento legal e atender as práticas comuns da contabilidade. Enquanto a contabilidade financeira é menos burocrática podendo adaptar métodos e controles que atendem as necessidades da entidade. - Esta afirmação é confusa e não reflete corretamente a relação entre as duas áreas. E) A decisão é algo estritamente técnica, única e pertencente ao administrador. Para tanto, a contabilidade de custo pouco contribuiu ou apresenta informações que sejam úteis ao administrador para tomada de decisão. - Esta afirmação é incorreta, pois a contabilidade de custos é fundamental para a tomada de decisões. Após essa análise, a alternativa correta é: A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Pela própria definição de custo, podemos entender, ainda mais sabendo da origem histórica, por que se generalizou a ideia de que Contabilidade de Custos se volta predominantemente para a indústria. É aí que existe a produção de bens e onde a necessidade de seu custeamento se torna presença obrigatória. Em inúmeras empresas de serviços, todavia, passou-se a utilizar seus princípios e suas técnicas de maneira apropriada em função da absoluta similaridade de situação, principalmente nas entidades em que se trabalha por projeto (empresas de engenharia, escritórios de auditoria, de planejamento etc.).
Acerca dos conceitos de custos, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
I. ( ) Tudo o que é gasto para a consecução da atividade-fim da empresa é custo.
II. ( ) Custo é o gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.
III. ( ) Gastos com matéria-prima, materiais auxiliares e mão de obra produtiva, são custos, pelo fato de que compõem os custos de fabricação e/ou de prestação de serviços.
IV. ( ) No comércio, a aquisição de mercadorias para revenda, os gastos ocorridos com fretes e seguros, todo valor na formação do estoque comercial, deve ser considerado despesa.
V. ( ) Os prestadores de serviços, quando realizam suas atividades por projetos, não possuem controles e meios para contabilização correta, por isso todo gasto ocorrido no projeto até sua finalização, devem ser considerados como despesa.
A V – V – F – F – V
B V – V – V – F – F

Além de investimentos e custos, temos que tratar de outro tipo importante de gasto, que influencia sobremaneira a gestão de custos e o resultado das organizações: as despesas. A compreensão da terminologia, permite que a empresa consiga segregar os gastos e compreender as atividades que mais consomem recursos e como estes serão alocados em custos ou despesas.
Acerca da despesa, é correto:
A Gasto anormal nas operações de vendas.
B Quando ocorre ociosidade da produção.
C São valores que devem ser registrados no estoque.
D Representa todos os sacrifícios da empresa para produzir um produto ou serviço.
E É o bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas.

A inobservância da gestão de estoques, bem como a desconsideração de sua importância estratégica, pode acarretar prejuízos, remetendo a empresa a problemas que podem culminar com a insolvência da organização, em virtude desse fator demandar atenção especial no processo de racionalização de custos.
Acerca do controle e avaliação de estoques, analise as seguintes afirmativas.
I. Os estoques mais comuns são: mercadorias, bens de consumo de produção, materiais, produtos em elaboração e produtos acabados.
II. Uma das razões que levou a um aumento da atenção e da preocupação com a gestão dos custos foi a necessidade de controlar o estoque e a sua movimentação.
III. A gestão de estoque não é um fator primordial para garantir consistência e agilidade no processo de tomada de decisão, visto que outros ativos demandam maior atenção e controle.
IV. Os estoques são ativos fixos mantidos para as operações da empresa, possuem a finalidade de utilização para mais de um período. São utilizados para conversão dos insumos em produtos para venda.
A I e II
B II e III
C III e IV
D I, II e III
E I, II e IV

Se a matéria-prima foi adquirida especificamente para uso numa determinada ordem de produção ou encomenda, não haverá dúvidas no reconhecimento do quanto lhe atribuir: será o seu preço específico de aquisição. Entretanto, se diversos materiais iguais forem comprados por preços diferentes, principalmente por terem sido adquiridos em datas diversas, e forem intercambiáveis entre si, algumas alternativas surgem. [...] O critério mais utilizado no Brasil é o do Preço Médio para a avaliação dos estoques (consequentemente para a do custo dos materiais utilizados). Podemos, no entanto, fixar pelo menos dois tipos diferentes de Preço Médio: Móvel e Fixo. (Martins, 2018, p. 104).
Acerca do custo médio do estoque, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
I. ( ) Preço médio ponderado móvel é assim chamado aquele mantido por empresa com controle constante de seus estoques e que por isso atualiza seu preço médio após cada aquisição.
II. ( ) Preço médio ponderado fixo é utilizado quando a empresa calcula o preço médio apenas após o encerramento do período ou quando decide apropriar a todos os produtos elaborados no exercício ou mês um único preço por unidade (kg, neste exemplo).
III. ( ) O uso do Preço Médio, os valores de materiais não variam, ou seja, os valores são iguais tanto usando critérios de fixo ou móvel.
IV. ( ) As entradas de novas mercadorias e/ou produtos, pela utilização do custo médio móvel, permite que o valor do estoque não sofra alterações.
V. ( ) A diferença entre custo médio ponderado móvel e custo médio ponderado fixo está exatamente no sistema de baixas. Enquanto o custo médio ponderado móvel alterna as saídas, o custo médio ponderado fixo estabelece apenas uma baixa mensal.
A V – V – F – F – F
B F – V – F – V – F
C V – F – V – F – V
D F – F – V – V – F
E V – V – F – F – V

Mais conteúdos dessa disciplina