Logo Passei Direto
Buscar
Habilidade é um substantivo feminino que indica a qualidade de uma pessoa hábil e revela a capacidade dessa pessoa para fazer algo considerado de qualidade. Ou, em outras palavras, são as nossas aptidões. A Gestão de Pessoas é responsável por um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas. Historicamente o modelo de Gestão de Pessoas do setor público pode ser compreendido em três períodos.
Assinale a única alternativa correta:
a. O Estado de Direito, o Estado Patriarcal e o Estado Absolutista.
b. O Estado Burocrático, o Estado Patrimonial e o Estado de Direito.
c. O Estado Capitalista, o Estado Patrimonial e o Estado Absolutista.
d. O Estado Absolutista, o Estado Burocrático e o Estado Gerencial.
e. O Estado Patrimonial, o Estado Burocrático e o Estado Gerencial.
User badge image
PublicoGestor

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação aos períodos históricos da Gestão de Pessoas no setor público. a) O Estado de Direito, o Estado Patriarcal e o Estado Absolutista - Não são períodos reconhecidos na gestão de pessoas. b) O Estado Burocrático, o Estado Patrimonial e o Estado de Direito - O Estado Burocrático e o Estado Patrimonial são reconhecidos, mas o Estado de Direito não é um período específico da gestão de pessoas. c) O Estado Capitalista, o Estado Patrimonial e o Estado Absolutista - O Estado Capitalista não é um período reconhecido na gestão de pessoas. d) O Estado Absolutista, o Estado Burocrático e o Estado Gerencial - O Estado Absolutista e o Estado Burocrático são períodos reconhecidos, mas o Estado Gerencial é mais recente e não se encaixa bem com os anteriores. e) O Estado Patrimonial, o Estado Burocrático e o Estado Gerencial - Esta alternativa menciona o Estado Patrimonial e o Estado Burocrático, que são períodos reconhecidos, e o Estado Gerencial, que é uma abordagem mais moderna. A alternativa correta que melhor representa os períodos históricos da Gestão de Pessoas no setor público é: e) O Estado Patrimonial, o Estado Burocrático e o Estado Gerencial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O objetivo da análise de fluxos é estudar as tendências existentes na construção de preços e os efeitos provocados pelas grandes negociações de grandes volumes. Uma das vantagens é a leitura das negociações em tempo real em frações de segundos, não se tratando de uma análise meramente subjetiva. A análise de fluxos auxilia a encontrar o ponto exato de entrada que pode ser alcançado devido a leitura estratégica que a metodologia apresenta.
A este respeito, assinale a alternativa correta:
a. O fluxo de caixa é uma ferramenta ultrapassada na análise financeira, com características limitadas para a gestão financeira dos negócios da empresa.
b. Por meio da análise de fluxo é possível atingir uma assertividade, juntamente com a leitura de fluxo e o acompanhamento das grandes negociações de grandes volumes de contrato.
c. O fluxo de caixa não permite que as empresas analisem e controlem suas despesas para medir investimentos. Sendo assim, é uma ferramenta financeira ultrapassada e sem utilidade no cenário financeiro moderno.
d. Com o uso do fluxo de caixa os gestores possuem dificuldades de análise em acompanhar os investimentos e, assim, direcionam recursos para outras áreas importantes que podem ajudar a empresa a crescer.
e. O analista de fluxo precisa ter clareza das nuances específicas para cada investimento ou negociação, assim conseguirá aumentar o seu número de contratos a partir de um número significativo de operações.

O Modelo Sistêmico diz que o Estado e suas instituições compreendem o sistema político. Para esse modelo, não é considerado demasiadamente o que acontece dentro do Estado, mas sim as relações entre as demandas de entradas e de saídas. O cenário é visto como um sistema de engrenagem no qual a sociedade e os grupos de interesse e partidos políticos irão definir sobre o sistema político as suas demandas e apoio a determinada pauta.
A este respeito, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:
a. O Modelo Sistêmico, que possui bases teóricas defendidas por Karl Marx, enfatiza a análise das instituições e estruturas, sem considerar a interrelação entre Estado, política e sociedade, pois seus efeitos não causam uma significativa ação das políticas públicas sobre a economia e a comunidade.
b. As políticas públicas são necessariamente o resultado de um sistema que executa de maneira mecânica inputs (entradas ou perguntas) que geram outputs(saídas ou respostas), se tornando um ciclo.
c. O sistema político, a partir do Modelo Sistêmico, processa as demandas e responde para a sociedade na forma de decisões e de medidas políticas que resultam nas políticas públicas.
d. A crítica principal sofrida pelo Modelo Sistêmico refere-se à exclusão do que acontece dentro do Estado e de como ocorrem os processos da tomada de decisões, sejam eles técnicos, administrativos e de planejamento, ou seja, a capacidade que o Estado tem para efetivar ou não essas demandas.
e. O Modelo Sistêmico possui uma perspectiva dinâmica e de processos de feedback a partir de estímulos ambientais e características do sistema político que afetam o conteúdo da política pública, a qual afeta o ambiente e a dinâmica do sistema político.

Para ser considerado Constituição é necessário que o documento componha, ao menos, a organização fundamental de determinado Estado e Direitos Humanos. Isto é, para ser Constituição é preciso que o documento contemple a organização fundamental do Estado e também os Direitos Humanos essenciais. No entanto, para além desses aspectos propostos, é necessário o entendimento dos conceitos da classificação moderna e seus sentidos.
A este respeito, marque a única alternativa correta:
a. O sentido Jurídico é apresentado por Carl Schmitt (1888- 1985), que afirma que a constituição é um conjunto de normas jurídicas fundamentais para que o Estado se estruture, ou seja, a Constituição seria uma norma Jurídica pura.
b. O sentido Sociológico foi elaborado por Ferdinand Lassale (1825–1864) e, para esse autor, a Constituição seria a soma dos poderes econômicos, políticos, culturais e quaisquer outros que estejam presentes em uma nação. Caso contrário, ela não irá passar de uma simples folha de papel.
c. O sentido Político defendido Ferdinand Lassale (1825-1864) consiste na Constituição ser uma decisão política fundamental, isto é, ela é o resultado da vontade política do poder constituinte originário.
d. O sentido Sociológico enxerga a Constituição sob o aspecto da relação entre os fatos sociais dentro do Estado. A Constituição real coincide com a Constituição escrita, que sucumbirá se contrária à Constituição real ou efetiva, devendo se coadunar à ela.
e. O sentido político busca o fundamento da Constituição na decisão política fundamental, que antecede a elaboração do Estado ditatorial ou da Federação, do parlamentarismo e do presidencialismo, os quais serão os direitos fundamentais etc., que podem estar ou não no texto escrito.

O modelo da Teoria dos Jogos e o dilema do prisioneiro são utilizados para as análises de políticas públicas para embasar e explicar as escolhas feitas a partir da ação de vários atores envolvidos na mesma situação em posições conflitantes. Então, sempre que um ator toma uma decisão a mesma implicará em uma interferência nas ações de outro ator, mesmo que não haja nenhuma forma de conhecimento entre si.
Sendo assim, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:
a. A Teoria dos Jogos é bastante interessante no que concerne às análises de jogos políticos, por exemplo os acordos firmados entre as bancadas e entre os parlamentares em que ambas as ações possuem grande importância para os processos decisórios de políticas públicas.
b. Os gastos acometidos pelos atores políticos são base da Teoria dos Jogos, logo a comunicação é uma grande preocupação especial para a teoria estratégica.
c. A Teoria dos Jogos oferece contribuição para o desenvolvimento da comunicação estratégica, pois dá um novo sentido à incerteza perante a tomada de decisão, isto é, um novo sentido à falta de informação perante a necessidade de escolha entre diversas alternativas de ação.
d. O corpo teórico das relações públicas e da Teoria dos Jogos não oferece ferramentas específicas de análises para as diversas situações que são apresentadas como problemas em políticas públicas.
e. A Teoria dos Jogos permite dizer com exatidão a opção correta, permitindo ainda quantificar a tomada de decisão através da análise geográfica da situação que envolve escolhas, bem como a intuição ou experiência do profissional.

O gestor público lida com recursos que estão mobilizados para o trabalho de sua gestão. Assim, ele precisa prestar contas da utilização daquele recurso. O planejamento permite um melhor conhecimento dos objetivos das ações do Governo, além da transparência que oportuniza a avaliação dos resultados e, portanto, possuem instrumentos e informações para consentir a prestação de contas.
A este respeito, assinale a única alternativa correta:
a. Todas as políticas públicas devem nascer das necessidades políticas da população e servir ao Governo o aproveitamento dessas para o desenvolvimento efetivo da sociedade.
b. A forma de compatibilizar as ações, tornando-as coerentes entre si, e de evitar desperdícios estimulando a cooperação entre as unidades departamentais do Governo é por meio do desempenho estratégico.
c. O planejamento público fornece informação para a execução de políticas públicas. A política pública no Governo é o correspondente da tática do setor público e dos políticos do planejamento estratégico.
d. É preciso que o Governo seja capaz de identificar, entre os seus propósitos maiores, as necessidades da elite que estejam coerentes com os resultados dos impactos que se pretende atingir, e definir ações com a dimensão necessária aos problemas sociais.
e. O Governo é organizado por hierarquias com funções superiores e submissas, o que geral dificuldade para a gestão caso as ações dos diversos setores não forem conhecidas.

Mais conteúdos dessa disciplina