Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Medida Provisória (MP) é um instrumento com força de lei, adotado pelo presidente da República em casos de relevância e urgência e que produz efeitos imediatos. Qual a condição necessária para que a Medida Provisória mantenha sua eficácia no tempo?
C) A MP deve ser convertida em lei pelo Congresso Nacional dentro do prazo de 60 dias, prorrogável uma única vez por igual período, ou seja, no prazo máximo de 120 dias.
User badge image
Testando o Conhecimento

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

A Medida Provisória (MP) realmente é um instrumento que possui força de lei e deve ser convertida em lei pelo Congresso Nacional para que mantenha sua eficácia no tempo. Analisando a alternativa apresentada: C) A MP deve ser convertida em lei pelo Congresso Nacional dentro do prazo de 60 dias, prorrogável uma única vez por igual período, ou seja, no prazo máximo de 120 dias. Essa afirmação está correta. A Medida Provisória deve ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 60 dias, podendo ser prorrogada por mais 60 dias, totalizando 120 dias. Se não for convertida em lei nesse prazo, a MP perde sua eficácia. Portanto, a resposta correta é a alternativa C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação à organização político-administrativa dos Estados, assinale a única alternativa errada em relação às formas de governo e sistemas de governo.
a. Na república parlamentarista, a função de chefe de Governo cabe ao primeiro-ministro.
b. Na monarquia parlamentarista, a função de chefe de governo cabe ao primeiro-ministro e a de chefe de Estado ao monarca.
c. Na república parlamentarista, a função de chefe de Estado é exercida pelo presidente da República.
d. Na república presidencialista, o presidente da República acumula as funções de chefe de Estado e de chefe de governo.
e. Na república presidencialista, o presidente da República exerce a função de chefe de Estado e o primeiro-ministro exerce a função de chefe de governo.

Mais conteúdos dessa disciplina