As células podem passar a acumular compostos pigmentosos de origem endógena ou exógena, como por exemplo os acúmulos intracelulares como a lipofuscina, a melanina e o carbono.
Considerando os acúmulos intracelulares de pigmentos e suas características, assinale a alternativa correta:
A.A lipofuscina é um pigmento exógeno que se acumula no interior das células pulmonares, causando antracose.
B.A melanina é um pigmento endógeno de cor castanho, cuja deficiência está associada ao albinismo, resultando na ausência de pigmentação da pele.
C.A peroxidação de lipídeos induzida por radicais livres é responsável pela síntese da melanina nos melanócitos.
D.A antracose é uma condição genética que afeta a produção de melanina, levando à hiperpigmentação da pele.
E.O carbono é um pigmento endógeno sintetizado pelos melanócitos, responsável por proteger a pele contra os danos causados pela radiação ultravioleta.
Ed
há 4 semanas
Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A. A lipofuscina é um pigmento exógeno que se acumula no interior das células pulmonares, causando antracose. - Incorreto. A lipofuscina é um pigmento endógeno, não exógeno, e está associada ao envelhecimento celular e ao estresse oxidativo, não especificamente à antracose. B. A melanina é um pigmento endógeno de cor castanho, cuja deficiência está associada ao albinismo, resultando na ausência de pigmentação da pele. - Correto. A melanina é realmente um pigmento endógeno e sua deficiência causa albinismo, que resulta na falta de pigmentação. C. A peroxidação de lipídeos induzida por radicais livres é responsável pela síntese da melanina nos melanócitos. - Incorreto. A síntese da melanina ocorre a partir do aminoácido tirosina, não diretamente pela peroxidação de lipídeos. D. A antracose é uma condição genética que afeta a produção de melanina, levando à hiperpigmentação da pele. - Incorreto. A antracose é uma condição causada pela inalação de partículas de carbono, não é uma condição genética relacionada à melanina. E. O carbono é um pigmento endógeno sintetizado pelos melanócitos, responsável por proteger a pele contra os danos causados pela radiação ultravioleta. - Incorreto. O carbono não é um pigmento endógeno e não é sintetizado pelos melanócitos; a melanina é que desempenha esse papel de proteção. Portanto, a alternativa correta é: B. A melanina é um pigmento endógeno de cor castanho, cuja deficiência está associada ao albinismo, resultando na ausência de pigmentação da pele.