Bossa (1999) salienta que o psicopedagogo institucional (escolar) deve auxiliar o professor e demais profissionais nas questões pedagógicas e psicopedagógicas; orientar os pais; propor estratégias inovadoras que contemplem novas aprendizagens aos alunos, sugerir propostas de atividades lúdicas e interativas, colaborar com a direção para que haja um bom entrosamento entre todos os integrantes da instituição e, principalmente, ajudar o aluno que esteja "sofrendo", qualquer que seja a causa. Assim, cabe ao psicopedagogo, exceto:
a. Conhecer, e buscar o auxílio da família, da escola, do professor, da comunidade e da sociedade em que vive esse aluno.
b. Estimular o desenvolvimento de relações interpessoais, o estabelecimento de vínculos, a utilização de métodos de ensino compatíveis com as mais recentes concepções em prol da aprendizagem do aluno.
C. Pautar em uma abordagem reflexiva, crítica e preventiva, junto a equipe pedagógica e o (s) docente (s) a fim de contribuir para a redução dos problemas de aprendizagem.
d. Entender como se dá a aprendizagem no indivíduo, para que o seu trabalho seja direcionado em ações de formação e orientação dos professores e avaliação dos currículos.
e. Não levar em consideração as particularidades do aluno, os vínculos estabelecidos e nem a utilização de práticas metodológicas do professor.
Ed
há 5 dias
Para responder à pergunta, precisamos identificar qual das opções não se alinha com as funções do psicopedagogo institucional, conforme descrito por Bossa (1999). Vamos analisar as alternativas: a) Conhecer, e buscar o auxílio da família, da escola, do professor, da comunidade e da sociedade em que vive esse aluno. - Esta é uma função importante do psicopedagogo, pois envolve a colaboração com diferentes agentes. b) Estimular o desenvolvimento de relações interpessoais, o estabelecimento de vínculos, a utilização de métodos de ensino compatíveis com as mais recentes concepções em prol da aprendizagem do aluno. - Também é uma função relevante, pois promove a aprendizagem e o desenvolvimento social. c) Pautar em uma abordagem reflexiva, crítica e preventiva, junto a equipe pedagógica e o(s) docente(s) a fim de contribuir para a redução dos problemas de aprendizagem. - Essa abordagem é fundamental para o trabalho do psicopedagogo. d) Entender como se dá a aprendizagem no indivíduo, para que o seu trabalho seja direcionado em ações de formação e orientação dos professores e avaliação dos currículos. - Essa é uma função essencial do psicopedagogo. e) Não levar em consideração as particularidades do aluno, os vínculos estabelecidos e nem a utilização de práticas metodológicas do professor. - Esta opção é a única que vai contra as funções do psicopedagogo, pois ele deve, sim, levar em consideração as particularidades do aluno e os vínculos estabelecidos. Portanto, a alternativa que não se alinha com as funções do psicopedagogo é: e) Não levar em consideração as particularidades do aluno, os vínculos estabelecidos e nem a utilização de práticas metodológicas do professor.