“Durante o processo de aprendizagem, pode ocorrer inúmeros fatores que venham a interferir no desenvolvimento do ser humano. De acordo com Oliveira [...], os fatores de ordem afetivo-emocionais exercem uma grande influência na vida do ser humano, sobretudo durante o processo de aprendizagem. Portanto, qualquer ser humano pode estar sujeito a perturbações emocionais no decorrer de sua vida. Nesse sentido, Parolin [...] destaca a importância das emoções como instrumentos de aprender e ensinar [...]”. O autor ainda afirma que a qualidade afetiva e emocional pela qual a criança passa oportunizam muitos comportamentos posteriores.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CLARO, Ana Lúcia de Araújo. Rota de aprendizagem da aula 6 Espistemologia convergente. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 5.
Considerando a citação e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 2 – Fatores afetivos e sociais e suas influências no desenvolvimento e aprendizagem do ser humano, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.
I- No texto, Parolim afirma que a construção sujeita acontece anteriormente e paralelamente com a construção da realidade. A autora explica que a qualidade da vida afetiva da criança, é um fator fundamental para a aquisição das aprendizagens.
II- Parolim, em suas afirmações sobre a afetividade e aprendizagem, afirma no texto, que as experiências afetivas possuem muita importância, mas que essas agem de forma isolada não interferindo de forma direta para impulsionar aprendizagens.
III- Para a autora citada no texto da rota, é necessário ter uma educação na perspectiva socioafetiva, pois acredita que a aprendizagem se favorece num “clima afetivo” dinâmico.
IV- A respeito da necessidade da afetividade da educação, Parolim aponta a importância do vínculo afetivo que é estabelecido no aprendiz.
V- Segundo o texto, outro fator que influencia a aprendizagem é o social. A autora explica que ele influencia no processo de ensino aprendizagem, pois as condições em que se vive têm impacto na aprendizagem, não por uma questão cognitiva, mas pelas oportunidades que se tem acesso.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A
a) V – V – F – V – F B
b) V – F – F – V – F C
c) V – F – V – F – V D
d) F – V – F – V – F E
e) V – V – V – F – F
Ed
há 4 semanas
Vamos analisar cada uma das assertivas para determinar se são verdadeiras (V) ou falsas (F): I- No texto, Parolim afirma que a construção sujeita acontece anteriormente e paralelamente com a construção da realidade. A autora explica que a qualidade da vida afetiva da criança é um fator fundamental para a aquisição das aprendizagens. Verdadeiro (V). A qualidade da vida afetiva é realmente um fator importante para a aprendizagem. II- Parolim, em suas afirmações sobre a afetividade e aprendizagem, afirma no texto que as experiências afetivas possuem muita importância, mas que essas agem de forma isolada não interferindo de forma direta para impulsionar aprendizagens. Falso (F). As experiências afetivas não agem de forma isolada; elas têm um impacto direto na aprendizagem. III- Para a autora citada no texto da rota, é necessário ter uma educação na perspectiva socioafetiva, pois acredita que a aprendizagem se favorece num “clima afetivo” dinâmico. Verdadeiro (V). A perspectiva socioafetiva é importante para criar um ambiente propício à aprendizagem. IV- A respeito da necessidade da afetividade da educação, Parolim aponta a importância do vínculo afetivo que é estabelecido no aprendiz. Verdadeiro (V). O vínculo afetivo é fundamental para o processo de aprendizagem. V- Segundo o texto, outro fator que influencia a aprendizagem é o social. A autora explica que ele influencia no processo de ensino-aprendizagem, pois as condições em que se vive têm impacto na aprendizagem, não por uma questão cognitiva, mas pelas oportunidades que se tem acesso. Verdadeiro (V). O fator social realmente influencia a aprendizagem de forma significativa. Agora, organizando as respostas: I - V II - F III - V IV - V V - V A sequência correta é: c) V – F – V – V – V. Entretanto, essa alternativa não está listada. Vamos revisar as opções disponíveis: A) V – V – F – V – F B) V – F – F – V – F C) V – F – V – F – V D) F – V – F – V – F E) V – V – V – F – F A sequência correta, considerando as análises, é E) V – V – V – F – F, pois a IV e a V são verdadeiras, enquanto a II é falsa. Portanto, a alternativa correta é E) V – V – V – F – F.