O Professor de educação física e xadrez na Escola Municipal Jardim das Palmeiras, em Campo Novo do Parecis, Mato Grosso, Cleiton Marino Santana idealizou projeto para tentar mudar a realidade daquela instituição de ensino, inserida em um complexo de desigualdade e vulnerabilidade social. O projeto, Xadrez como Ferramenta de Inclusão Social, foi um dos vencedores, no ano passado, da sétima edição do Prêmio Professores do Brasil, na categoria Temas Livres, subcategoria Séries ou Anos Finais do Ensino Fundamental. […]Com graduação em educação física e pós-graduação em docência do ensino superior, Cleiton considera o xadrez uma grande ferramenta escolar, pois a prática colabora para a concentração do aluno. Entre os bons resultados do projeto, ele cita melhoria no rendimento, como a obtenção de notas médias melhores entre os alunos que praticam o jogo em relação aos demais. […] O desenvolvimento do projeto Xadrez como Ferramenta de Inclusão Social possibilitou, ainda, a integração entre pais e alunos, a aprendizagem de tecnologias (computador e lousa digital), a criação da Associação de Xadrez de Campo Novo e o destaque dos monitores do projeto na segunda fase das Olimpíadas Brasileiras de Matemática.
Fonte: SCHENINI, Fátima. Aulas de xadrez contribuem para mudar a realidade de escola. 2012. Disponível em: . Acesso em: 04 jul. 2018.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmações a seguir.
I – Ainda que a inserção do xadrez no currículo escolar desenvolva o raciocínio lógico, devido a seu grau acentuado de complexidade, o esporte deve ser introduzido a partir do ensino médio.
II – A diversificação das atividades escolares pode ser estimulada pelo xadrez, por exemplo, preenchendo as lacunas deixadas em aulas de Educação Física, como estimulo a socialização e ao raciocínio lógico.
III – A presença do xadrez no currículo favorece a interdisciplinaridade no planejamento escolar, pois privilegia a ludicidade, a perspicácia do pensamento e melhora o desempenho escolar dos estudantes.
IV – Por ser um esporte coletivo que engloba diversos componentes curriculares das áreas do conhecimento, o xadrez estimula a interdisciplinaridade e a socialização.
Está correto o que se afirma em:
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada uma das afirmações: I – Ainda que a inserção do xadrez no currículo escolar desenvolva o raciocínio lógico, devido a seu grau acentuado de complexidade, o esporte deve ser introduzido a partir do ensino médio. Falso. O texto não menciona que o xadrez deve ser introduzido apenas no ensino médio; na verdade, ele é apresentado como uma ferramenta que pode ser utilizada em diferentes níveis de ensino. II – A diversificação das atividades escolares pode ser estimulada pelo xadrez, por exemplo, preenchendo as lacunas deixadas em aulas de Educação Física, como estímulo à socialização e ao raciocínio lógico. Verdadeiro. O xadrez pode, de fato, complementar as atividades de Educação Física e estimular a socialização e o raciocínio lógico. III – A presença do xadrez no currículo favorece a interdisciplinaridade no planejamento escolar, pois privilegia a ludicidade, a perspicácia do pensamento e melhora o desempenho escolar dos estudantes. Verdadeiro. O texto menciona que o xadrez contribui para a melhoria do rendimento escolar e pode favorecer a interdisciplinaridade. IV – Por ser um esporte coletivo que engloba diversos componentes curriculares das áreas do conhecimento, o xadrez estimula a interdisciplinaridade e a socialização. Falso. O xadrez é um jogo individual, não coletivo, embora possa estimular a socialização e a interdisciplinaridade. Com base nas análises, as afirmações verdadeiras são II e III. Portanto, a alternativa que contém todas as afirmações verdadeiras é: II, apenas.