A forma de armazenamento de dados visa, sempre, a cumprir alguns requisitos como a segurança, a representação da realidade e a fácil recuperação. O que os dados representam e como estão dispostos podem nos levar a escolher algum tipo específico de banco.
Como seria caso se desejasse iniciar uma modelagem a partir das características dos bancos RDF para armazenar o cenário descrito a seguir?
"A Faculdade Molina precisa estruturar o seu ambiente EaD e, para isso, sabe que precisará armazenar dados de professores, matérias e alunos, sendo que um professor pode ministrar várias matérias e, em cada uma, tem diversos alunos."
Marque a resposta correta:
Selecione a resposta:
Ed
anteontem
Para resolver essa questão, precisamos entender como os bancos de dados RDF (Resource Description Framework) funcionam. Os bancos RDF armazenam dados na forma de triplas, que consistem em sujeito, predicado e objeto. Essa estrutura é ideal para representar relacionamentos entre diferentes entidades. Vamos analisar as alternativas: a) Poderia realizar o relacionamento entre professores e alunos, que, consiste de 1 para N, e, assim, criando tabelas respectivas com chaves primária e estrangeira. - Essa abordagem é mais típica de bancos de dados relacionais, não de RDF. b) Poderia armazenar o aluno como sujeito, o seu nome como um predicado e o valor, o seu nome propriamente dito, como objeto. Essa tripla seria a composição a ser armazenada no banco, bem como as outras entidades. - Esta opção está correta, pois descreve como os dados seriam armazenados em um banco RDF. c) O armazenamento não será possível, já que as entidades não têm relacionamentos que possam ser gerenciados por um banco de dados. Assim, é necessário analisar melhor o contexto e buscar outras formas. - Isso não é verdade, pois os relacionamentos podem ser gerenciados em um banco RDF. d) Apenas será possível a modelagem para o banco de dados triplestore se for realizada uma abordagem focada em construir junções (joins) entre cada entidade, a fim de que a recuperação dos dados seja otimizada. - Isso não se aplica a bancos RDF, que não utilizam joins da mesma forma que bancos relacionais. e) O mais adequado a esse contexto será a abordagem relacional, com a criação de um esquema com as tabelas de cada entidade citada. A partir disso, podem ser realizadas as consultas de forma otimizada. - Essa opção sugere uma abordagem relacional, que não é a mais adequada para um banco RDF. Portanto, a alternativa correta é: b) Poderia armazenar o aluno como sujeito, o seu nome como um predicado e o valor, o seu nome propriamente dito, como objeto. Essa tripla seria a composição a ser armazenada no banco, bem como as outras entidades.