Logo Passei Direto
Buscar

História

Anhanguera

As Minas Gerais do século XVII, apesar de todo o ouro extraído, foi uma capitania pobre. “Do ponto de vista social, apresentava, uma camada pequena de homens ricos e poderosos; uma camada média de artistas, artesãos, pequenos comerciantes e pequenos mineradores que viviam com dificuldades; uma extensa camada de homens livres pobres, quase sempre desocupados ou entregues a atividades intermitentes; uma camada numerosa, de escravos que, ante sua mísera condição de vida, recorriam com frequência à fuga, ao roubo, à violência.”

Considerando o exposto, analise as assertivas a seguir:

  1. Para as Minas Gerais deslocaram-se pessoas de todo tipo atraídos pela esperança de encontrar riqueza fácil eram estes: tripulantes que abandonavam os navios, soldados que abandonavam as guarnições, aventureiros de Portugal.
  2. A mineração condicionou um maior desenvolvimento do comércio, associado ao fenômeno da urbanização. Desenvolveu-se o mercado interno, possibilitando a dinamização de todos os quadrantes da colônia, que se organizaram para abastecer a região do ouro.
  3. A vida urbana e o próprio caráter da exploração aurífera geraram uma sociedade mais aberta e heterogênea, convivendo lado a lado o trabalho livre e o trabalho escravo, embora este fosse predominante. Como consequência, a concentração de renda foi menor, enriquecendo, principalmente, os setores ligados ao abastecimento.
  4. Ocorreu uma diminuição da utilização da mão de obra escrava na região mineradora, esse fenômeno possibilitou a vinda de imigrantes asiáticos para o Brasil colonial.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

  • I, II e III, apenas.
  • I, II e IV, apenas.
  • II e IV, apenas.
  • I e III, apenas.
  • I e II, apenas.


User badge image
Rafael Willian Schizzi

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das assertivas: 1. Para as Minas Gerais deslocaram-se pessoas de todo tipo atraídos pela esperança de encontrar riqueza fácil eram estes: tripulantes que abandonavam os navios, soldados que abandonavam as guarnições, aventureiros de Portugal. Verdadeira. Muitas pessoas se deslocaram para Minas Gerais em busca de riqueza, incluindo tripulantes e soldados. 2. A mineração condicionou um maior desenvolvimento do comércio, associado ao fenômeno da urbanização. Desenvolveu-se o mercado interno, possibilitando a dinamização de todos os quadrantes da colônia, que se organizaram para abastecer a região do ouro. Verdadeira. A mineração realmente impulsionou o comércio e a urbanização na região. 3. A vida urbana e o próprio caráter da exploração aurífera geraram uma sociedade mais aberta e heterogênea, convivendo lado a lado o trabalho livre e o trabalho escravo, embora este fosse predominante. Como consequência, a concentração de renda foi menor, enriquecendo, principalmente, os setores ligados ao abastecimento. Falsa. Embora houvesse uma convivência entre trabalho livre e escravo, a concentração de renda foi significativa, favorecendo os grandes mineradores e comerciantes, e não os setores de abastecimento. 4. Ocorreu uma diminuição da utilização da mão de obra escrava na região mineradora, esse fenômeno possibilitou a vinda de imigrantes asiáticos para o Brasil colonial. Falsa. A mão de obra escrava foi predominante na mineração e não houve uma diminuição significativa que justificasse a vinda de imigrantes asiáticos nesse contexto. Com base na análise, as assertivas verdadeiras são I e II. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: I e II, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina