Sobre a diversidade de aspectos e fatores que atravessam e tensionam a pesquisa, a produção, a comunicação e o ensino da História, assim como a memória e a identidade de toda uma sociedade, analise os textos a seguir:
Texto I
“Lembrar, esquecer e comemorar são ações de memória inerentes ao ser humano. Comemorar é típico das sociedades humanas. Não há país que, no seu processo de construção de identidade nacional, não promova e cultue seus fatos e acontecimentos mais relevantes a serem lembrados à posteridade, seja através do registro de sua história, seja na edificação de monumentos, seja na celebração de datas comemorativas e rituais cívicos”.
Texto II
“Mais do que isso, entre as lutas por direitos, ganha lugar a luta por manter viva essa memória, mas também por conquistar espaço no discurso histórico a partir de uma revisão das interpretações sobre o passado, por figurar nos livros e manuais escolares, por ver-se incluído no calendário oficial de comemorações, reivindicações que têm como objetivo reparar o silêncio e a invisibilidade que, muitas vezes, marcaram a vida dessas coletividades, e promover a sua integração à história da nação a partir de uma nova perspectiva”.
Considerando os escritos dos autores citados acima, analise as asserções apresentadas e a relação proposta entre elas:
I. Mesmo com o passar das gerações e das épocas, os conteúdos da memória e as referências que constituem a identidade de uma sociedade e nação não sofrem alterações e mudanças; pelo contrário, se consolidam e passam a ser melhor assimiladas.
PORQUE
II. Com o passar das épocas e gerações, novos/outros problemas, questões, objetos e temas são colocados pelos sujeitos históricos, promovendo assim a necessidade de renovação tanto do conhecimento histórico acadêmico quanto escolar.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar as asserções I e II: I. "Mesmo com o passar das gerações e das épocas, os conteúdos da memória e as referências que constituem a identidade de uma sociedade e nação não sofrem alterações e mudanças; pelo contrário, se consolidam e passam a ser melhor assimiladas." - Essa afirmação é falsa. A memória e a identidade de uma sociedade estão em constante transformação e são influenciadas por diversos fatores ao longo do tempo. II. "Com o passar das épocas e gerações, novos/outros problemas, questões, objetos e temas são colocados pelos sujeitos históricos, promovendo assim a necessidade de renovação tanto do conhecimento histórico acadêmico quanto escolar." - Essa afirmação é verdadeira. A história é dinâmica e novas questões surgem, exigindo uma revisão e atualização do conhecimento histórico. Agora, vamos às alternativas: 1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. (FALSO) 2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. (FALSO) 3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (FALSO) 4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (VERDADEIRO) 5. As asserções I e II são proposições falsas. (FALSO) Portanto, a alternativa correta é: Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.