Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
O orçamento tradicional é considerado o ponto de partida no desenvolvimento do orçamento público, no qual o objetivo é aprovar a previsão de receitas e autorizar as despesas, que serão controladas. Com relação a esse tipo orçamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O orçamento tradicional não é também conhecido como orçamento clássico.
( ) O orçamento público tradicional surgiu na Inglaterra, e seu principal objetivo era o controle dos gastos públicos para evitar o aumento tributário.
( ) Esse tipo de orçamento não observava as necessidades da população, era elaborado sem técnicas de planejamento e procurava, através da experiência do ano anterior, alocar receitas para o seu objeto, que eram as despesas.
( ) Era utilizado como um mero instrumento de autorização, e não para o planejamento orçamentário de ações públicas.
A F - F - F - V.
B F - V - V - V.
C F - V - F - F.
D V - F - V - F.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o orçamento tradicional: ( ) O orçamento tradicional não é também conhecido como orçamento clássico. É falsa (F). O orçamento tradicional é frequentemente chamado de orçamento clássico, pois se refere ao modelo mais antigo de elaboração orçamentária. ( ) O orçamento público tradicional surgiu na Inglaterra, e seu principal objetivo era o controle dos gastos públicos para evitar o aumento tributário. É verdadeira (V). O orçamento tradicional realmente surgiu na Inglaterra e tinha como foco o controle dos gastos públicos. ( ) Esse tipo de orçamento não observava as necessidades da população, era elaborado sem técnicas de planejamento e procurava, através da experiência do ano anterior, alocar receitas para o seu objeto, que eram as despesas. É verdadeira (V). O orçamento tradicional muitas vezes não considerava as necessidades da população e se baseava na experiência do ano anterior para alocação de recursos. ( ) Era utilizado como um mero instrumento de autorização, e não para o planejamento orçamentário de ações públicas. É verdadeira (V). O orçamento tradicional servia principalmente como uma autorização para gastos, sem um planejamento mais estratégico. Portanto, a sequência correta é: F - V - V - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a B: F - V - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Todos os entes federativos precisam codificar e classificar as despesas públicas, como forma de facilitar a apresentação e compreensão da aplicação dos recursos públicos. Uma codificação necessária é a classificação por natureza da despesa, que estrutura informações em algumas categorias: categoria econômica, grupo de natureza da despesa, modalidade de aplicação e elemento da despesa. Considerando os elementos e características relacionadas à classificação das despesas quanto a sua natureza, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Na categoria econômica, as despesas podem ser classificadas em despesas correntes e despesas de capital. Como exemplo de despesas de capital pode-se citar os recursos destinados à manutenção dos serviços públicos. Quanto às despesas correntes, pode-se citar a aquisição de máquinas e imóveis.
II- Na categoria elemento da despesa são registradas características das despesas públicas quanto aos objetos de gasto, como material de consumo e diárias.
III- A modalidade de aplicação não é tão relevante no âmbito da classificação das despesas públicas já que seu uso provoca o problema da dupla contagem no orçamento.
IV- A classificação, segundo o grupo de natureza da despesa, é subdividido sob dois enfoques: o orçamentário e o patrimonial.
V- Apesar de ser obrigatória, a classificação das despesas por categoria econômica não permite que sejam analisados os impactos das ações governamentais na economia.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças III, IV e V estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

A Administração Pública pode ser entendida como o conjunto de órgãos, entidades, pessoas jurídicas e agentes que desempenham a função administrativa. Com relação a sua estrutura e abrangência, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Quanto à estrutura, ela pode ser dividida em administração direta e indireta.
II- A abrangência da Administração Pública envolve os órgãos da administração direta, os órgãos de administração indireta e pelos órgãos de administração delegada.
III- Quanto à estrutura, a Administração Pública não possui uma divisão específica.
IV- Tanto a estrutura como a abrangência envolvem os órgãos de administração delegada.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

A receita pública apresenta duas classificações, que são a receita orçamentária e a receita extraorçamentária. Na receita orçamentária estão discriminados os valores arrecadados com tributos, rendas, transferências, alienações e amortizações. Sabe-se que é com esta arrecadação que o setor público financia os serviços públicos e as políticas públicas. Já no caso da receita extraorçamentária, estas são recolhidas pelo setor público, porém tem-se a obrigação de devolução desta, já que ela não pertence ao orçamento público. Considerando o contexto das receitas orçamentárias e extraorçamentárias, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Todas as receitas extraorçamentárias estão inclusas no orçamento e no balanço financeiro da união, já que são utilizadas para financiar serviços e políticas públicas.
II- No caso das receitas orçamentárias, estas devem estar incluídas tanto no balanço financeiro quanto no balanço orçamentário já que é por meio delas que o governo fomenta programas e políticas públicas.
III- As receitas extraorçamentárias são registradas no balanço financeiro como receitas, mas contabilmente elas não são registradas dessa forma. Isso porque esse recurso não poderá constar no orçamento e não poderá financiar serviços públicos.
IV- As receitas orçamentárias são compostas pela arrecadação do Estado por meio de tributos, taxas e contribuições, e são utilizadas para financiar políticas públicas.
V- As receitas orçamentárias não podem financiar políticas públicas, serviços públicos e nem mesmo programas de governo, isso porque essas receitas são transitórias e não estão inclusas no orçamento da união. Elas são apenas contabilizadas financeiramente e devem ser restituídas.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I, III e V estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, III, IV e V estão corretas.

É com base nas receitas orçamentárias que o Estado financia suas atividades, como as políticas públicas. A arrecadação deste tipo de receita é constante durante o exercício financeiro e deve estar prevista na LOA. Para efetivamente ingressar nos cofres públicos, a receita orçamentária percorre algumas etapas, distribuídas em duas fases específicas: o planejamento e a execução. Sobre as características das etapas da receita orçamentária, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
( ) A etapa do empenho representa a primeira fase da receita orçamentária e ocorre quando a autoridade pública cria a obrigação de pagamento para o Estado.
( ) A etapa do recolhimento corresponde ao momento em que o contribuinte liquida as suas obrigações para com o Estado junto às instituições arrecadadoras (bancos, por exemplo).
( ) A etapa da previsão está inserida na fase de planejamento das receitas e corresponde à estimativa de arrecadação de receitas, constante na Lei Orçamentária Anual.
( ) A etapa da fixação está inserida na fase de planejamento das receitas orçamentárias e compreende a escolha e a concretização das ações programadas pelo governo.
A V - F - V - F.
B F - F - V - F.
C V - V - V - F.
D F - V - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina