Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
No setor público, a informação contábil pode ser uma ferramenta de transparência e ética de uma gestão, voltada às variações do patrimônio público, contudo são necessárias, também, as informações orçamentárias, bem como as de controles ou compensação. Com relação às decisões de formatação dessas informações, analise as sentenças seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As decisões sobre a formatação da informação contábil no setor público são destinadas e, portanto, organizadas somente para que a controladoria consiga fiscalizar.
II- As decisões sobre a formatação, interligação, seleção e organização são tomadas quando existe a necessidade de controle.
III- As decisões sobre a seleção, a localização e a organização da informação são tomadas em resposta às necessidades dos usuários pela informação sobre os fenômenos econômicos, financeiros, orçamentários e de outra natureza.
IV- As decisões estão interligadas e podem ter implicações sobre o conteúdo do relatório e a forma como ele é organizado.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- As decisões sobre a formatação da informação contábil no setor público são destinadas e, portanto, organizadas somente para que a controladoria consiga fiscalizar. Falso, a formatação da informação contábil não é feita apenas para a controladoria, mas também para atender a diversas partes interessadas, como cidadãos, gestores e outros órgãos. II- As decisões sobre a formatação, interligação, seleção e organização são tomadas quando existe a necessidade de controle. Falso, embora o controle seja uma parte importante, as decisões sobre a formatação também são influenciadas por outras necessidades, como a transparência e a utilidade da informação para os usuários. III- As decisões sobre a seleção, a localização e a organização da informação são tomadas em resposta às necessidades dos usuários pela informação sobre os fenômenos econômicos, financeiros, orçamentários e de outra natureza. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reflete a importância de atender às necessidades dos usuários. IV- As decisões estão interligadas e podem ter implicações sobre o conteúdo do relatório e a forma como ele é organizado. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois as decisões sobre formatação e organização realmente afetam o conteúdo e a apresentação das informações. Com base nas análises, as sentenças III e IV estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: B As sentenças III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Todos os entes federativos precisam codificar e classificar as despesas públicas, como forma de facilitar a apresentação e compreensão da aplicação dos recursos públicos. Uma codificação necessária é a classificação por natureza da despesa, que estrutura informações em algumas categorias: categoria econômica, grupo de natureza da despesa, modalidade de aplicação e elemento da despesa. Considerando os elementos e características relacionadas à classificação das despesas quanto a sua natureza, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Na categoria econômica, as despesas podem ser classificadas em despesas correntes e despesas de capital. Como exemplo de despesas de capital pode-se citar os recursos destinados à manutenção dos serviços públicos. Quanto às despesas correntes, pode-se citar a aquisição de máquinas e imóveis.
II- Na categoria elemento da despesa são registradas características das despesas públicas quanto aos objetos de gasto, como material de consumo e diárias.
III- A modalidade de aplicação não é tão relevante no âmbito da classificação das despesas públicas já que seu uso provoca o problema da dupla contagem no orçamento.
IV- A classificação, segundo o grupo de natureza da despesa, é subdividido sob dois enfoques: o orçamentário e o patrimonial.
V- Apesar de ser obrigatória, a classificação das despesas por categoria econômica não permite que sejam analisados os impactos das ações governamentais na economia.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças III, IV e V estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

A Administração Pública pode ser entendida como o conjunto de órgãos, entidades, pessoas jurídicas e agentes que desempenham a função administrativa. Com relação a sua estrutura e abrangência, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Quanto à estrutura, ela pode ser dividida em administração direta e indireta.
II- A abrangência da Administração Pública envolve os órgãos da administração direta, os órgãos de administração indireta e pelos órgãos de administração delegada.
III- Quanto à estrutura, a Administração Pública não possui uma divisão específica.
IV- Tanto a estrutura como a abrangência envolvem os órgãos de administração delegada.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e IV estão corretas.

A receita pública apresenta duas classificações, que são a receita orçamentária e a receita extraorçamentária. Na receita orçamentária estão discriminados os valores arrecadados com tributos, rendas, transferências, alienações e amortizações. Sabe-se que é com esta arrecadação que o setor público financia os serviços públicos e as políticas públicas. Já no caso da receita extraorçamentária, estas são recolhidas pelo setor público, porém tem-se a obrigação de devolução desta, já que ela não pertence ao orçamento público. Considerando o contexto das receitas orçamentárias e extraorçamentárias, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Todas as receitas extraorçamentárias estão inclusas no orçamento e no balanço financeiro da união, já que são utilizadas para financiar serviços e políticas públicas.
II- No caso das receitas orçamentárias, estas devem estar incluídas tanto no balanço financeiro quanto no balanço orçamentário já que é por meio delas que o governo fomenta programas e políticas públicas.
III- As receitas extraorçamentárias são registradas no balanço financeiro como receitas, mas contabilmente elas não são registradas dessa forma. Isso porque esse recurso não poderá constar no orçamento e não poderá financiar serviços públicos.
IV- As receitas orçamentárias são compostas pela arrecadação do Estado por meio de tributos, taxas e contribuições, e são utilizadas para financiar políticas públicas.
V- As receitas orçamentárias não podem financiar políticas públicas, serviços públicos e nem mesmo programas de governo, isso porque essas receitas são transitórias e não estão inclusas no orçamento da união. Elas são apenas contabilizadas financeiramente e devem ser restituídas.
A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I, III e V estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, III, IV e V estão corretas.

É com base nas receitas orçamentárias que o Estado financia suas atividades, como as políticas públicas. A arrecadação deste tipo de receita é constante durante o exercício financeiro e deve estar prevista na LOA. Para efetivamente ingressar nos cofres públicos, a receita orçamentária percorre algumas etapas, distribuídas em duas fases específicas: o planejamento e a execução. Sobre as características das etapas da receita orçamentária, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA:
( ) A etapa do empenho representa a primeira fase da receita orçamentária e ocorre quando a autoridade pública cria a obrigação de pagamento para o Estado.
( ) A etapa do recolhimento corresponde ao momento em que o contribuinte liquida as suas obrigações para com o Estado junto às instituições arrecadadoras (bancos, por exemplo).
( ) A etapa da previsão está inserida na fase de planejamento das receitas e corresponde à estimativa de arrecadação de receitas, constante na Lei Orçamentária Anual.
( ) A etapa da fixação está inserida na fase de planejamento das receitas orçamentárias e compreende a escolha e a concretização das ações programadas pelo governo.
A V - F - V - F.
B F - F - V - F.
C V - V - V - F.
D F - V - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina