Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
Atente para o fragmento de texto: “[O Concílio de Lião I foi] Aberto em 28 de junho de 1245 na Catedral de Lyon, quando Inocêncio IV falou das ‘cinco dores que o afligiam’: os pecados dos sacerdotes; perda de Jerusalém, desde o ano anterior em poder dos maometanos; ameaça contra o Império de Constantinopla; invasão mongólica na Europa e perseguição da Igreja por Frederico II”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História dos Concílios Ecumênicos sobre a questão discutida nos concílios de Lião I e II, é correto afirmar que:
A O concílio de Lião II foi fundamental para acabar com as cruzadas que, como vemos no texto, eram a fonte da perda de Jerusalém.
B O papa nesse trecho deixa demostrar que Lião I e Lião II foram concílios desconexos, pois nenhum dos problemas do I repetiu-se no II.
C Em Lião II foi redigido o texto Zelus Fidei que criou uma taxa cruzadística, autorizando os reis a usarem rendimentos da igreja para custear as cruzadas.
D Inocêncio IV abre o concílio expondo problemas que eram mais de cunho pessoal e que nunca foram empecilhos para a Igreja.
E O texto excluiu um ponto importante sobre como Inocêncio IV defendia o dim das taxas destinadas a custear as cruzadas.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada alternativa: A) O concílio de Lião II foi fundamental para acabar com as cruzadas que, como vemos no texto, eram a fonte da perda de Jerusalém. Falso, o Concílio de Lião II não teve como objetivo acabar com as cruzadas, mas sim reforçar a necessidade de apoio a elas. B) O papa nesse trecho deixa demonstrar que Lião I e Lião II foram concílios desconexos, pois nenhum dos problemas do I repetiu-se no II. Falso, os concílios de Lião I e II abordaram questões interligadas, especialmente relacionadas à situação da Igreja e das cruzadas. C) Em Lião II foi redigido o texto Zelus Fidei que criou uma taxa cruzadística, autorizando os reis a usarem rendimentos da igreja para custear as cruzadas. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o Concílio de Lião II realmente tratou da questão das cruzadas e da arrecadação de fundos para elas. D) Inocêncio IV abre o concílio expondo problemas que eram mais de cunho pessoal e que nunca foram empecilhos para a Igreja. Falso, os problemas mencionados por Inocêncio IV eram de grande relevância para a Igreja e a situação da época. E) O texto excluiu um ponto importante sobre como Inocêncio IV defendia o dim das taxas destinadas a custear as cruzadas. Falso, não há evidências de que Inocêncio IV defendia a diminuição das taxas; na verdade, ele buscava aumentar o apoio financeiro para as cruzadas. Com base nas análises, a alternativa correta é: C) Em Lião II foi redigido o texto Zelus Fidei que criou uma taxa cruzadística, autorizando os reis a usarem rendimentos da igreja para custear as cruzadas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o excerto de texto abaixo: “A decisão tomada [em outubro de 2018] pelo Patriarca Ecumênico Bartolomeu, de Constantinopla, reabilitou [...] os fiéis das suas Igrejas [ucranianas ortodoxas desligadas do Patriarcado de Moscou], que estavam excomungados. Os dois grupos voltaram, assim, à plena comunhão com o Patriarcado Ecumênico [...]. Isto quer dizer que essa nova Igreja ortodoxa [ucraniana] se torna totalmente independente do Patriarcado de Moscou e passa a ser reconhecida por toda a ortodoxia – com exceção do próprio Patriarcado de Moscou. O atrito entre as Igrejas da Rússia e da Ucrânia tem natureza política. O presidente russo Vladimir Putin enxerga no Patriarcado de Moscou um importante braço da sua influência sobre a Ucrânia, país com o qual a Rússia está em guerra [desde 2014].”.
Com base no excerto dado e nos conteúdos do livro-base História dos concílios ecumênicos sobre o Concílio de Constantinopla IV e as relações entre as Igrejas Romana e Bizantina, marque a afirmativa correta:
A O Concílio de Constantinopla IV é o último concílio ecumênico aceito igualmente por católicos e ortodoxos.
B Tal como no atrito na Ucrânia em 2018, o conflito em torno do IV Concílio de Constantinopla envolvia disputas territoriais.
C O motivo que levou à convocação do Concílio de Constantinopla IV foi o retorno do iconoclasmo no Império Bizantino.
D Tanto em Constantinopla IV quando no conflito de 2018 o motivo principal é a não aceitação da autoridade papal.
E O poder do patriarcado de Constantinopla sobre a Igreja bizantina enfraqueceu com as conquistas islâmicas no século VII.

Mais conteúdos dessa disciplina