Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

Outros
Atente para o fragmento de texto a seguir: “Uma igreja ortodoxa de hoje é cheia [de ícones]: dividindo o santuário da nave existe uma parede, a iconostase totalmente coberta de ícones, enquanto outros ícones são colocados [...] em volta da igreja [...]. Um ortodoxo prostra-se em frente desses ícones, beija-os e acende velas na frente deles; eles são incensados pelo padre e levados em procissão”.
Com base no fragmento de texto e nos conteúdos sobre do livro-base História dos concílios ecumênicos sobre o Concílio de Niceia II, leia as afirmativas a seguir:
I. O segundo Concílio Niceno foi presidido pelo rei franco Carlos Magno.
II. O principal tema do Concílio de Niceia II foi o culto às imagens religiosas.
III. O primeiro domingo da Quaresma no rito bizantino celebra o segundo Concílio Niceno.
IV. O Concílio de Niceia II buscou diferenciar os termos ‘adorar’ e ‘venerar’.
A I e II
B I e III
C II e III
D II e IV
E II, III e IV.
User badge image
Questões Para o Saber

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O segundo Concílio Niceno foi presidido pelo rei franco Carlos Magno. Falso. O Concílio de Niceia II (787) não foi presidido por Carlos Magno, mas sim pelo Papa Adriano I e por bispos da Igreja Ortodoxa. II. O principal tema do Concílio de Niceia II foi o culto às imagens religiosas. Verdadeiro. O Concílio de Niceia II tratou da questão do culto às imagens, defendendo a veneração dos ícones. III. O primeiro domingo da Quaresma no rito bizantino celebra o segundo Concílio Niceno. Verdadeiro. O primeiro domingo da Quaresma é conhecido como o "Domingo da Ortodoxia", que celebra a restauração do culto às imagens, conforme decidido no Concílio de Niceia II. IV. O Concílio de Niceia II buscou diferenciar os termos ‘adorar’ e ‘venerar’. Verdadeiro. O Concílio fez essa distinção, afirmando que a adoração é devida somente a Deus, enquanto a veneração pode ser dada aos ícones. Agora, vamos ver quais alternativas contêm apenas itens verdadeiros: - A) I e II (falsa, pois I é falsa) - B) I e III (falsa, pois I é falsa) - C) II e III (verdadeira, ambos são verdadeiros) - D) II e IV (verdadeira, ambos são verdadeiros) - E) II, III e IV (verdadeira, todos são verdadeiros) Portanto, as alternativas C, D e E contêm itens verdadeiros. No entanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: E) II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o excerto de texto abaixo: “A decisão tomada [em outubro de 2018] pelo Patriarca Ecumênico Bartolomeu, de Constantinopla, reabilitou [...] os fiéis das suas Igrejas [ucranianas ortodoxas desligadas do Patriarcado de Moscou], que estavam excomungados. Os dois grupos voltaram, assim, à plena comunhão com o Patriarcado Ecumênico [...]. Isto quer dizer que essa nova Igreja ortodoxa [ucraniana] se torna totalmente independente do Patriarcado de Moscou e passa a ser reconhecida por toda a ortodoxia – com exceção do próprio Patriarcado de Moscou. O atrito entre as Igrejas da Rússia e da Ucrânia tem natureza política. O presidente russo Vladimir Putin enxerga no Patriarcado de Moscou um importante braço da sua influência sobre a Ucrânia, país com o qual a Rússia está em guerra [desde 2014].”.
Com base no excerto dado e nos conteúdos do livro-base História dos concílios ecumênicos sobre o Concílio de Constantinopla IV e as relações entre as Igrejas Romana e Bizantina, marque a afirmativa correta:
A O Concílio de Constantinopla IV é o último concílio ecumênico aceito igualmente por católicos e ortodoxos.
B Tal como no atrito na Ucrânia em 2018, o conflito em torno do IV Concílio de Constantinopla envolvia disputas territoriais.
C O motivo que levou à convocação do Concílio de Constantinopla IV foi o retorno do iconoclasmo no Império Bizantino.
D Tanto em Constantinopla IV quando no conflito de 2018 o motivo principal é a não aceitação da autoridade papal.
E O poder do patriarcado de Constantinopla sobre a Igreja bizantina enfraqueceu com as conquistas islâmicas no século VII.

Mais conteúdos dessa disciplina