Alexis de Tocqueville nasceu em 29 de julho de 1805, em Paris. Foi um pensador político, escritor e autor de obras como "A democracia na América" e "O Antigo Regime e a Revolução", nas quais abordou o desenrolar do tema da democracia, em uma proposta liberal, assim como questões que tratam do governo, das ideias, dos costumes, da ciência, das artes, da literatura etc.
Sobre o tema da democracia em Alexis de Tocqueville, analise as afirmativas em "V" para as verdadeiras e "F" para as de conteúdo falso:
( ) A obra de Alexis de Tocqueville A democracia na América marca um pressuposto importante de rompimento político, apesar de muito utilizar pressupostos aristotélicos com a antiguidade clássica. Essa diferença está relatada e estabelecida pelo estudo da democracia nos Estados Unidos da América no século XIX, contrapondo-a a democracia antiga pelos elementos da modernidade e das revoluções burguesas que marcaram a passagem para a contemporaneidade.
( ) A democracia americana se torna possível para Tocqueville pela "igualdade de condição", sendo essa na realidade uma condição necessária, isto é, pela igualdade de acesso das pessoas não somente para votar ou ocupar cargos públicos, mas também uma igualdade de vantagens econômicas e, culturalmente, em atitudes antiaristocráticas.
( ) A democracia na América, para Alexis de Tocqueville, é uma resposta a condição material de vida da população americana que vivia em condições insalubres nas fábricas do século XIX. Para o autor, o capitalismo monopolista do mundo contemporâneo colocou a contradição de duas classes sociais antagônicas: a burguesia de um lado, defendendo os interesses do liberalismo econômico, e o proletariado, na outra ponta da questão, exigindo grandes condições materiais no mundo do trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Ed
há 6 dias
Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a obra de Alexis de Tocqueville e o tema da democracia: ( ) A obra de Alexis de Tocqueville A democracia na América marca um pressuposto importante de rompimento político, apesar de muito utilizar pressupostos aristotélicos com a antiguidade clássica. Essa diferença está relatada e estabelecida pelo estudo da democracia nos Estados Unidos da América no século XIX, contrapondo-a a democracia antiga pelos elementos da modernidade e das revoluções burguesas que marcaram a passagem para a contemporaneidade. É verdadeira (V). Tocqueville realmente analisa a democracia moderna em contraste com a antiga, considerando as transformações sociais e políticas da época. ( ) A democracia americana se torna possível para Tocqueville pela "igualdade de condição", sendo essa na realidade uma condição necessária, isto é, pela igualdade de acesso das pessoas não somente para votar ou ocupar cargos públicos, mas também uma igualdade de vantagens econômicas e, culturalmente, em atitudes antiaristocráticas. É verdadeira (V). Tocqueville enfatiza a importância da igualdade de condições como um fator fundamental para a democracia americana. ( ) A democracia na América, para Alexis de Tocqueville, é uma resposta a condição material de vida da população americana que vivia em condições insalubres nas fábricas do século XIX. Para o autor, o capitalismo monopolista do mundo contemporâneo colocou a contradição de duas classes sociais antagônicas: a burguesia de um lado, defendendo os interesses do liberalismo econômico, e o proletariado, na outra ponta da questão, exigindo grandes condições materiais no mundo do trabalho. É falsa (F). Tocqueville não foca nas condições insalubres das fábricas ou na luta de classes da forma como descrito. Ele analisa a democracia e a sociedade americana de uma maneira mais ampla, sem se restringir a essa visão de antagonismo de classes. Portanto, a sequência correta é: V - V - F. A alternativa que apresenta essa sequência é a) V - V - F.