Logo Passei Direto
Buscar
Analise as seguintes assertivas:
Estão CORRETAS:
1. Os impostos estão vinculados à utilização efetiva ou potencial por parte do contribuinte, de serviços públicos específicos e divisíveis.
2. De acordo com o Código Tributário Nacional, não há necessidade de lei para estabelecer a instituição de tributos ou a sua extinção.
3. A base de cálculo, conforme a Constituição Federal, deve ser definida em lei complementar, estando sua alteração sujeita aos princípios constitucionais da legalidade, da anterioridade e da irretroatividade.
4. Os princípios constitucionais tributários prevalecem sobre todas as demais normas jurídicas, as quais só têm validade se editadas em rigorosa consonância com eles.
a) 1 e 2;
b) 2 e 3;
c) 1 e 4;
d) 3 e 4.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada uma das assertivas para determinar quais estão corretas: 1. Os impostos estão vinculados à utilização efetiva ou potencial por parte do contribuinte, de serviços públicos específicos e divisíveis. - Esta assertiva é verdadeira, pois se refere à natureza dos impostos, que muitas vezes estão relacionados à prestação de serviços públicos. 2. De acordo com o Código Tributário Nacional, não há necessidade de lei para estabelecer a instituição de tributos ou a sua extinção. - Esta assertiva é falsa. A instituição e a extinção de tributos devem sempre ser feitas por meio de lei. 3. A base de cálculo, conforme a Constituição Federal, deve ser definida em lei complementar, estando sua alteração sujeita aos princípios constitucionais da legalidade, da anterioridade e da irretroatividade. - Esta assertiva é verdadeira. A base de cálculo deve ser definida em lei e sua alteração deve respeitar os princípios mencionados. 4. Os princípios constitucionais tributários prevalecem sobre todas as demais normas jurídicas, as quais só têm validade se editadas em rigorosa consonância com eles. - Esta assertiva é verdadeira. Os princípios constitucionais tributários são fundamentais e devem ser respeitados por todas as normas que tratam de tributos. Agora, vamos às alternativas: a) 1 e 2 - Apenas a 1 está correta. b) 2 e 3 - Apenas a 3 está correta. c) 1 e 4 - Ambas estão corretas. d) 3 e 4 - Ambas estão corretas. As assertivas corretas são 1, 3 e 4. Portanto, a alternativa que apresenta as assertivas corretas é: c) 1 e 4.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O conceito de tributo pode ser encontrado no art. 3º do Código Tributário Nacional, ao exprimir que “tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”. Ao condicionar a existência do tributo a sua instituição em lei, tal definição encontra-se amparada por qual dos princípios constitucionais?
A) Isonomia.
B) Legalidade.
C) Anterioridade.
D) Irretroatividade.

“Espécie tributária destinada a atender às despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública, guerra externa ou sua iminência.” Este conceito se aplica a:
A) Taxa.
B) Imposto.
C) Empréstimo compulsório.
D) Contribuição de melhoria.

As espécies tributárias são definidas pelo Código Tributário Nacional (Lei nº 5.172/1966). Na hipótese em que a Secretaria de Obras do Município pavimente uma determinada rua e desse fato seja gerada valorização imobiliária aos moradores daquela rua, a cobrança de qual dos tributos a seguir poderia ser ensejada pelo Município?
A) Taxa.
B) Imposto.
C) Empréstimo compulsório.
D) Contribuição de melhoria.

Leia atentamente as informações abaixo:
Sendo o tributo um gênero, as suas classes são: K – Contribuição de melhoria; L – Empréstimo compulsório; M – Imposto; N – Contribuições sociais. Assinale a alternativa correspondente:
I. Poderá ser cobrada pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal ou pelos municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, contanto que haja nexo causal entre a melhoria havida e a realização da obra pública.
II. Poderá ser instituído somente em casos excepcionais, definidos em lei complementar como: decorrentes de calamidade pública, de guerra ou sua iminência; ou investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional.
III. São tributos destinados ao financiamento, por toda a sociedade, de forma direta e indireta, de gastos direcionados à atuação da União em manter a ordem social. Uma vez arrecadados pela União, não serão partilhados com outros entes federados.
IV. Poderão ser instituídos pela União, pelos estados, pelos municípios e pelo Distrito Federal, e a forma de criação deve seguir ritos jurídicos próprios, inerentes a cada esfera governamental com atribuições e obrigações específicas, bem como a forma de sua destinação. Surge independente da contraprestação estatal em relação ao contribuinte e serão classificados em diretos ou indiretos de acordo sua incidência.
a) I-L, II-K, III-M, IV-N
b) I-K, II-L, III-N, IV-M
c) I-L, II-K, III-N, IV-M
d) I-K, II-M, III-N, IV-L

Mais conteúdos dessa disciplina