Logo Passei Direto
Buscar
Para atender às exigências do consumidor e obter vantagem competitiva e diferencial no mercado, empresas tem buscado aprimorar suas práticas sustentáveis diminuindo desperdícios e passivos ambientais. Entre essas práticas, a gestão ambiental favorece a gestão de negócios, a partir de estratégias de Produção mais Limpa (P+L) ou Produção Limpa (PL).
I - Produção mais Limpa implica em reduzir o impacto ambiental do processo produtivo. Já a Produção Limpa busca implantar um processo realmente limpo, ou seja, totalmente sustentável, sem deixar resíduos.
II - O surgimento da Produção Limpa (PL), um programa desenvolvido antes da P+L, com princípios e definições que visa um sistema produtivo saudável, que se preocupa com a limpeza, a preservação e o bem-estar do meio ambiente.
III - A maioria das empresas tem implantado metodologias de Produção Limpa em detrimento da P+L, com o intuito de reduzir seu impacto sobre o ambiente, uma vez que entendem que atingir um processo de Produção Limpa, uma proposta mais acessível sob a perspectiva de sua aplicabilidade junto às organizações produtivas, requerendo tecnologias mais simples.
IV - As diferenças entre os dois termos Produção Limpa (PL) e Produção Mais Limpa (P+L) são os resultados para a sustentabilidade empresarial, cujo enfoque é a redução ou total eliminação dos impactos ambientais ao longo de todo o ciclo de vida do produto.
V - A implementação da P+L é inadequada frente à preocupação com o pós-consumo dos produtos e a uma legislação cada vez mais restritiva à geração de externalidades.
a. I, II,III, IV e V.
b. I e II apenas.
c. III e V apenas.
d. I, II e IV, apenas.
e. I e III, apenas.
User badge image
Tópicos de Sustentabilidade

há 7 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 dias

Vamos analisar cada afirmativa: I - Produção mais Limpa implica em reduzir o impacto ambiental do processo produtivo. Já a Produção Limpa busca implantar um processo realmente limpo, ou seja, totalmente sustentável, sem deixar resíduos. Verdadeiro, essa descrição está correta, pois a Produção Mais Limpa foca na redução de impactos, enquanto a Produção Limpa busca um processo sem resíduos. II - O surgimento da Produção Limpa (PL), um programa desenvolvido antes da P+L, com princípios e definições que visa um sistema produtivo saudável, que se preocupa com a limpeza, a preservação e o bem-estar do meio ambiente. Falso, a Produção Mais Limpa (P+L) é um conceito que surgiu antes da Produção Limpa (PL), portanto, essa afirmativa está incorreta. III - A maioria das empresas tem implantado metodologias de Produção Limpa em detrimento da P+L, com o intuito de reduzir seu impacto sobre o ambiente, uma vez que entendem que atingir um processo de Produção Limpa, uma proposta mais acessível sob a perspectiva de sua aplicabilidade junto às organizações produtivas, requerendo tecnologias mais simples. Falso, a Produção Mais Limpa é geralmente considerada mais acessível e prática para a maioria das empresas, enquanto a Produção Limpa pode exigir tecnologias mais complexas. IV - As diferenças entre os dois termos Produção Limpa (PL) e Produção Mais Limpa (P+L) são os resultados para a sustentabilidade empresarial, cujo enfoque é a redução ou total eliminação dos impactos ambientais ao longo de todo o ciclo de vida do produto. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois aborda a diferença entre os enfoques das duas abordagens. V - A implementação da P+L é inadequada frente à preocupação com o pós-consumo dos produtos e a uma legislação cada vez mais restritiva à geração de externalidades. Falso, a Produção Mais Limpa é, na verdade, uma abordagem que busca melhorar a sustentabilidade e pode ser adequada frente a essas preocupações. Com base nas análises, os itens verdadeiros são I e IV. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: d) I, II e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Durante muito tempo dentro do processo de produção e exploração dos recursos naturais, os termos “Produção Mais Limpa” e “Ecoeficiência” não tinham um reconhecimento estratégico merecido, sendo frequentemente estigmatizados como tecnologias ambientais.
No intuito de propor P +L considere:
I - A utilização de modelos e/ou metodologias específicas pautadas na Produção Mais Limpa (P+L) e ecoeficiência, são capazes de reduzir a poluição do ar, do solo, e das águas e aumentar a sustentabilidade ambiental nas atividades realizadas pelas indústrias.
II - Adotar dentro do processo produtivo o modelo de ecoeficiência para produzir muito mais, utilizando cada vez menos recursos naturais, respeitando os limites da natureza.
III - A sociedade cobra metodologia de P +L somente das indústrias, pois somente os processos realizados por elas comprometem a sustentabilidade do planeta, as atividades agrícolas não causam poluição e degradação, desta forma já apresenta um processo sustentável.
a. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
b. Estão corretas as alternativas I, II e III.
c. Apenas as alternativas I e II estão corretas.
d. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
e. Apenas a alternativa I está correta.

No Brasil, o Painel Nacional de Indicadores Ambientais (PNIA) utilizou para a produção de indicadores ambientais a estrutura de classificação Pressão – Estado – Resposta (PER), elaborada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
A estrutura de classificação PER permite:
a- priorizar ações corretivas e preventivas em detrimento das ações de sensibilização social.
b- instrumentalizar tomadores de decisões quanto às respostas mais pertinentes exclusivamente aos interesses econômicos dos empresários.
c- analisar situações complexas que envolvem múltiplas causalidades e interações sinérgicas.
d- avaliar as respostas da sociedade às alterações e preocupações ambientais, bem como à adesão a programas e/ou implementação de medidas em prol do ambiente; podem ser incluídos neste grupo os indicadores de adesão social, de sensibilização e de atividades de grupos sociais importantes.
e- avaliar o estado das condições ambientais urbanas exclusivamente na esfera quantitativa.

O longo da história da humanidade, grandes avanços foram feitos na área de gestão, no intuito de desenvolver de forma sustentável “ecologicamente correto” de produzir sem agredir o meio ambiente.
O significado do termo P+L é:
a- população mais longe.
b- pesquisa e legislação.
c- produção mais limpa.
d- proteção e limpeza.
e- poluição mais leve.

O modelo de gestão produção Mais Limpa (P+L) é uma metodologia desenvolvida com o intuito de promover mudanças na estrutura das organizações com o objetivo básico de que estas sejam o mais eficiente possível em termos de produção sustentável ecologicamente correta.
De acordo com as alternativas acima, é correto o que se afirma em:
I - Conservar dentro dos processos as matérias-primas e a energia, eliminando aquelas que são tóxicas e reduzindo a quantidade e a toxidade de todas as emissões de resíduos na fonte, durante a manufatura.
II - Reduzir os impactos negativos ao longo do ciclo de vida do produto, desde a extração das matérias-primas até a sua disposição final, por meio de um design adequado de produtos; e redução do impacto ambiental e para saúde humana, durante todo o ciclo, da extração da matéria-prima, manufatura, consumo/uso e na disposição/descarte final.
III-Desenvolver a Produção Mais Limpa relacionado a produtos, por meio de “design ecológico”, usando preferencialmente, matérias-primas menos agressivas, renováveis, de extração não danosa ao meio ambiente e que possam ser recicladas ou reaproveitadas e se consiga reduzir o impacto do produto desde a matéria-prima até a destinação final.
IV - Incorporando as preocupações ambientais no projeto e fornecimento de serviços.
V - A prevenção da poluição deve atuar tanto sobre produtos e serviços quanto nos processos produtivos para minimizar a geração de resíduos, diminuir a poluição através da utilização de mecanismos, máquinas e equipamentos eficientes, com capacidade para poupar matéria-prima e energia em todas as fases dos processos.
a. III e V apenas.
b. I e II, apenas.
c. I, II e IV, apenas.
d. I e II apenas.
e. I, II, III, IV e V.

Mais conteúdos dessa disciplina