Logo Passei Direto
Buscar

Contratos

Outros
O processo de licitação era regido pela Lei de nº 8.666 de 21 de Junho de 1993, contudo, em 1º de Abril de 2021 foi promulgada a Lei nº 14.133 a qual entrou em vigor na data de sua publicação, revogando imediatamente os art. 89 até 108 da Lei anterior, e revogando após dois anos de sua publicação, a Lei anterior por completo, assim como, a Lei 10.520 de 17 de Julho de 2022 (Lei do Pregão), e os artigos 1º até 47 da Lei 12.462 de 4 de Agosto de 2011 (Regime Diferenciado de Contratações Públicas).
Sobre o Princípio da Legalidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V ) Em resumo, ela nos traz que ninguém deve ou não fazer algo se não em virtude da Lei.
(F ) Garante o tratamento igual para todos os que se mostrem interessados e participem da licitação.
( ) Prevê que a conduta tanto dos agentes públicos, como dos licitantes, deverá ser compatível com a moral, ética, bons costumes, regras da boa administração e ser lícita.
( ) Visa assegurar para todos os interessados a possibilidade de fiscalização da legalidade relativa aos atos praticados.
A) V – F – F – F
B) V – F – V – F
C) F – V – F – V
D) V – V – F – F
User badge image
Questões para o Sucesso

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o Princípio da Legalidade: ( V ) Em resumo, ela nos traz que ninguém deve ou não fazer algo se não em virtude da Lei. É verdadeira. O Princípio da Legalidade estabelece que as ações dos indivíduos e do Estado devem estar fundamentadas na lei, ou seja, ninguém pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer algo se não houver uma norma que assim determine. ( F ) Garante o tratamento igual para todos os que se mostrem interessados e participem da licitação. É falsa. Essa afirmação se refere ao Princípio da Isonomia, que garante tratamento igualitário a todos os licitantes, mas não é o foco do Princípio da Legalidade. ( ) Prevê que a conduta tanto dos agentes públicos, como dos licitantes, deverá ser compatível com a moral, ética, bons costumes, regras da boa administração e ser lícita. É verdadeira. O Princípio da Legalidade implica que tanto os agentes públicos quanto os licitantes devem agir de acordo com a lei e os princípios éticos e morais. ( ) Visa assegurar para todos os interessados a possibilidade de fiscalização da legalidade relativa aos atos praticados. É verdadeira. O Princípio da Legalidade também garante que os atos administrativos possam ser fiscalizados, assegurando a transparência e a conformidade com a lei. Portanto, a sequência correta é: V - F - V - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a B) V – F – V – F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O planejamento é uma das funções básicas da administração de qualquer organização e pessoa, seja no ramo empresarial, educacional ou pessoal, sendo uma ferramenta que possibilita prever problemas e reduzir os impactos que eles trarão. Nesse sentido, podemos afirmar que o planejamento permite que...
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase:
A Sejam definidas as ações a serem seguidas, analisando o que é mais adequado de acordo com os objetivos.
B Sejam analisados os caminhos e suas chances de sucesso, rumo ao alcance dos objetivos.
C Sejam corrigidas imperfeições nos processos de trabalho, adequando o ambiente interno.
D Sejam organizados os recursos que serão utilizados, identificando pessoas para atribuir tarefas e funções.

Mais conteúdos dessa disciplina