A inserção da Educação Ambiental (EA) nos diferentes níveis e modalidades de ensino vem sendo discutida e contemplada pela legislação brasileira. A Lei n. 9.795/1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, indica que a EA deve constituir uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal. A lei enfatiza, entre outros aspectos, que os conhecimentos relacionados à Educação Ambiental podem ser explorados de forma transversal, a partir de temas relacionados com o meio ambiente e a sustentabilidade socioambiental, como conteúdo dentro das disciplinas do currículo já instituído ou, ainda, pela combinação dessas formas.
Considerando os textos apresentados e a relação da temática da EA com a área de conhecimento de Ciências da Natureza (CN), assinale a alternativa correta.
a.
As CN e a EA têm como objeto de conhecimento os fenômenos naturais e as intervenções humanas, sendo a metodologia e a abordagem pedagógica o que difere as duas áreas.
b.
O currículo das CN deve contextualizar temáticas relativas à EA, como aquecimento global, poluição ambiental, produção e tratamento de resíduos minerais e orgânicos, produção e consumo de energia, ecologia e sustentabilidade, pois a omissão da discussão sobre tais temas gera a apropriação equivocada de conceitos.
c.
O A função social do ensino-aprendizagem de CN deve considerar a relação com a EA e valorizar a construção e reconstrução das interpretações a respeito dos fenômenos naturais e das intervenções humanas.
d.
A EA discute as consequências sociais e políticas das intervenções humanas no meio ambiente, enquanto as CN se ocupam das discussões acerca dos fenômenos naturais que provocam as desigualdades.
e.
A reflexão epistemológica fundamenta o ensino-aprendizagem das CN, enquanto a EA fundamenta-se em uma proposta interventiva, que impacta diretamente os fenômenos naturais.
Ed
há 7 dias
Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a correta: a) As CN e a EA têm como objeto de conhecimento os fenômenos naturais e as intervenções humanas, sendo a metodologia e a abordagem pedagógica o que difere as duas áreas. - Essa afirmação é parcialmente verdadeira, mas não aborda a relação entre as duas áreas de forma clara. b) O currículo das CN deve contextualizar temáticas relativas à EA, como aquecimento global, poluição ambiental, produção e tratamento de resíduos minerais e orgânicos, produção e consumo de energia, ecologia e sustentabilidade, pois a omissão da discussão sobre tais temas gera a apropriação equivocada de conceitos. - Esta alternativa é correta, pois enfatiza a importância de incluir temas de EA no currículo de Ciências da Natureza. c) A função social do ensino-aprendizagem de CN deve considerar a relação com a EA e valorizar a construção e reconstrução das interpretações a respeito dos fenômenos naturais e das intervenções humanas. - Embora essa afirmação tenha mérito, não é tão direta quanto a alternativa b. d) A EA discute as consequências sociais e políticas das intervenções humanas no meio ambiente, enquanto as CN se ocupam das discussões acerca dos fenômenos naturais que provocam as desigualdades. - Essa afirmação é um tanto simplista e não reflete a interconexão entre as duas áreas. e) A reflexão epistemológica fundamenta o ensino-aprendizagem das CN, enquanto a EA fundamenta-se em uma proposta interventiva, que impacta diretamente os fenômenos naturais. - Essa alternativa não aborda a relação prática entre as duas áreas de forma clara. Após essa análise, a alternativa que melhor representa a relação entre a Educação Ambiental e as Ciências da Natureza é: b) O currículo das CN deve contextualizar temáticas relativas à EA, como aquecimento global, poluição ambiental, produção e tratamento de resíduos minerais e orgânicos, produção e consumo de energia, ecologia e sustentabilidade, pois a omissão da discussão sobre tais temas gera a apropriação equivocada de conceitos.