“Entre os anos de 1810 e 1820 [...] o inimigo comum era a Espanha. Todos os esforços concentravam-se em acabar com o domínio da Espanha, e a tônica dos discursos era a liberdade. Liberdade, entretanto, não é um conceito entendido de forma única: tem significados diversos, apropriados também de formas particulares pelos diversos segmentos da sociedade.”
Baseado no que você estudou e tendo como apoio o texto acima, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
Criollos e indígenas foram submetidos ao trabalho forçado durante a colonização, por isso, para eles a liberdade representava o fim dessa exploração.
Alternativa 2:
A aceitação pacífica à autoridade de José Bonaparte impediu manifestações e revoluções mais calorosas na América espanhola a ponto de frear as independências por mais de dois séculos.
Alternativa 3:
As colônias hispano-americanas eram territórios subordinados a Portugal em um primeiro momento. Logo após a invasão napoleônica na Península Ibérica, essas colônias passaram ao domínio da Espanha.
Alternativa 4:
As elites se opunham às ideias de liberdade das camadas populares porque as reivindicações populares eram contrárias ao sentido de liberdade que os nativos aspiravam, que se fundamentava na concentração de renda, no controle do mercado e na rigidez social.
Alternativa 5:
Durante os processos de independência da América espanhola podem ser identificados diferentes sentidos de liberdade: para os escravizados, o sentido de liberdade estava associado ao fim da escravidão; para os indígenas, ao fim do trabalho forçado e da invasão de suas terras; para a elite criolla, à possibilidade de ascender nos cargos do serviço público e de ter maior liberdade nas atividades comerciais.
Ed
semana passada
A alternativa correta é: Alternativa 5: Durante os processos de independência da América espanhola, podem ser identificados diferentes sentidos de liberdade: para os escravizados, o sentido de liberdade estava associado ao fim da escravidão; para os indígenas, ao fim do trabalho forçado e da invasão de suas terras; para a elite criolla, à possibilidade de ascender nos cargos do serviço público e de ter maior liberdade nas atividades comerciais. Essa alternativa reflete a diversidade de significados que a liberdade tinha para diferentes grupos sociais durante o processo de independência.