As décadas de 1960 e 1970 foram marcadas por mudanças radicais na estrutura política da América Latina. Os chamados regimes populistas entraram em crise e foram sucedidos por sistemas articulados por forças reacionárias e conservadoras, multiplicando os governos de exceção por toda a América Latina. Observe a série de golpes militares executados a partir de 1964 em solo latino-americano no infográfico a seguir:

Diante destas informações, seguem algumas proposições a respeito de alguns golpes militares ocorridos a partir dos anos de 1960 na América Latina e o seu papel na história. Analise-as, de modo a classificá-las como V (para verdadeiro) ou F (para falso):
( ) A Argentina vivenciou uma das ditaduras militares mais repressivas e violentas da América Latina. O movimento das Mães da Praça de Maio foi um dos principais movimentos de oposição a essa ditadura.
( ) No Uruguai, militares ocupam o cargo do presidente Juan Bordaberry, o qual mantinha um regime ditatorial no país desde 1973. Durante o período de ditadura, opositores socialistas foram violentamente reprimidos, e a democracia foi restabelecida em 1985.
( ) No Chile a ditadura foi implantada em 1973, por meio de um violento golpe contra Salvador Allende. O general Augusto Pinochet governou até 1989, promovendo reformas econômicas neoliberais e intensa repressão política.
( ) O Paraguai viveu a ditadura do general Alfredo Stroessner entre 1954 e 1989. Em nome da modernização e do crescimento econômico, o governo promoveu a repressão violenta de opositores políticos.
A sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1:
F, V, F e F.
Alternativa 2:
F, F, V e F.
Alternativa 3:
V, V, F e F.
Alternativa 4:
V, V, V e V.
Alternativa 5:
F, F, F e V.
Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!