Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A CARS não é considerada a mais forte escala para comportamentos associados com o autismo. A escala nunca foi traduzida para outras línguas, pois o autismo não é um transtorno que ocorre no mundo todo.
( ) A CARS é apropriada para uso em qualquer criança acima de dois anos de idade. Para a definição das estratégias terapêuticas, é fundamental a identificação de condições associadas, como epilepsia, déficit intelectual, paralisia cerebral, doenças genéticas e metabólicas, entre outras.
( ) A CARS é eficaz na distinção de casos de autismo leve, moderado e grave, além de discriminar crianças autistas daquelas com déficit intelectual.
A F – V – V.
B F – F – F.
C V – V – V.
D V – F – V.
User badge image
psicopedagogia360

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a CARS (Childhood Autism Rating Scale): ( ) A CARS não é considerada a mais forte escala para comportamentos associados com o autismo. A escala nunca foi traduzida para outras línguas, pois o autismo não é um transtorno que ocorre no mundo todo. É falsa (F). A CARS é uma escala amplamente utilizada e reconhecida para avaliação do autismo, e ela foi traduzida para várias línguas, pois o autismo é um transtorno que ocorre em diversas culturas e países. ( ) A CARS é apropriada para uso em qualquer criança acima de dois anos de idade. Para a definição das estratégias terapêuticas, é fundamental a identificação de condições associadas, como epilepsia, déficit intelectual, paralisia cerebral, doenças genéticas e metabólicas, entre outras. É verdadeira (V). A CARS é utilizada para crianças a partir de dois anos e a identificação de condições associadas é importante para um diagnóstico mais preciso e para o planejamento terapêutico. ( ) A CARS é eficaz na distinção de casos de autismo leve, moderado e grave, além de discriminar crianças autistas daquelas com déficit intelectual. É verdadeira (V). A CARS é projetada para ajudar a diferenciar a gravidade do autismo e pode ajudar a distinguir entre autismo e outras condições, como o déficit intelectual. Portanto, a sequência correta é: F – V – V. A alternativa que apresenta essa sequência é a A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Diferentes abordagens podem ser utilizadas nas intervenções para pessoas com TEA. No entanto, as intervenções necessitam ser definidas pela equipe multidisciplinar seguindo as práticas baseadas em evidências, as quais são fundamentadas em pesquisas científicas, na expertise profissional e na singularidade da pessoa a ser atendida, descaracterizando-se a aplicação do senso comum na abordagem terapêutica e educacional da pessoa com TEA.
Frente ao anunciado pode-se destacar algumas abordagens de intervenção, sendo elas:
A) Somente a ADOS (Autism Diagnostic Observation Schedule).
B) Somente a CARS (Childhood Autism Rating Scale), a ADI-R (Autism Diagnostic Interview-Revised) e a ADOS (Autism Diagnostic Observation Schedule).
C) Somente a ATA (Scale of Autistic Traits), o M-CHAT (Modified- Checklist for Autism in Toddlers), o ASQ (Autism Screening Questionary), a ABC (Autism Behavior Checklist).
D) ABA (Applied Behavior Analysis/ Análise Do Comportamento Aplicada), Modelo Denver de Intervenção Precoce (Early Start Denver Model- Esdm), Dir/Floortime, Picture Exchange Communication System (PECS) e Treatment And Education Of Autistic And Comunication Handicapped Children (TEACCH).

Para garantir o sucesso de um planejamento, ele deve seguir uma sequência de ações que são ordenadas de modo a analisar o presente e o futuro, sempre tendo como ponto final nossos objetivos. Sobre o planejamento, assinale a alternativa correta: A) Não podemos definir um plano de ação como o mais adequado, pois os cenários estão em constante mudança. B) Depois de elaborado, o plano de ação deve ser implantado, avaliado e adotadas medidas de correção sempre que necessário. C) Uma vez definido, o plano de ação deve ser implantado e, caso julgado incoerente, deve ser refeito. D) O plano de ação deve considerar apenas o cenário futuro, realizando previsões baseadas na emoção e na razão.

O DSM-5 tornou-se um dos principais sistemas de classificação, resultando das pesquisas de profissionais de diferentes áreas, os quais trabalharam intensamente revisando evidências sobre a validade dos critérios diagnósticos. Assim, o DSM-5 pode ser considerado “uma fonte segura e cientificamente embasada para a aplicação em pesquisas e na prática clínica” (ARAÚJO; NETO, 2014, p. 68). Mediante as pesquisas realizadas, cabe destacarmos que os transtornos geralmente diagnosticados pela primeira vez na infância ou na adolescência, os quais fazem parte do DSM-IV, foram substituídos na DSM-5 por Transtornos do Neurodesenvolvimento.
Sobre os Transtornos do Neurodesenvolvimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os Transtornos do Neurodesenvolvimento, segundo a DSM-5, é um conjunto de condições que se inicia no período de desenvolvimento do sujeito, geralmente antes do ingresso na escola.
( ) Os déficits característicos do Transtorno do Neurodesenvolvimento vão de limitações específicas na aprendizagem, ou no controle de funções executivas, a prejuízos em habilidades sociais ou, até mesmo, Deficiência Intelectual, Transtornos da Comunicação, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção/hiperatividade, Transtorno Específico da Aprendizagem, Transtornos Motores e Outros Transtornos do Neurodesenvolvimento.
( ) Os déficits característicos do Transtornos do Neurodesenvolvimento envolve somente a Deficiência Intelectual.
A F – F – V.
B V – F – V.
C F – V – V.
D V – V – F.

Para sua primeira semana de aula na turma do 4º ano do Ensino Fundamental, a professora Mariana preparou diversas atividades. Ao receber os alunos, a professora teve o conhecimento de que um de seus alunos apresentava TEA. Surpresa com a situação e ciente de seu papel enquanto professora, o que Mariana deveria fazer?
A) Manter as atividades com o restante do grupo e oferecer papel colorido, lápis de cor e giz de cera para o aluno com TEA.
B) Manter as atividades, mas retirar o aluno com TEA de sala, deixando-o sob a supervisão da secretária escolar.
C) Proporcionar à turma diferentes metodologias e estratégias visando um ensino de qualidade para todos.
D) Manter as atividades com o restante da turma e solicitar que a família levasse o aluno com TEA para casa, evitando-lhe constrangimento e exposição.

Mais conteúdos dessa disciplina