Como se sabe, as tomadas são elementos que permitem a captação da tensão que alimenta um circuito elétrico. Esses componentes do projeto elétrico devem ser dispostos adequadamente para a distribuição adequada de energia para todos os equipamentos que serão usados. A respeito disso, a NBR 5410, que trata das instalações elétricas de baixa tensão, define os requisitos mínimos para os pontos de tomadas. Leia as afirmativas abaixo:
1. Em halls de serviço, salas de manutenção e salas de equipamentos, tais como casas de máquinas, salas de bombas, barriletes e locais análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto de tomada de uso geral. Aos circuitos terminais respectivos devem ser atribuída uma potência de no mínimo 10 VA.
2. Os pontos de tomada de uso específico devem ser localizados no máximo a 0,2 m do ponto previsto para a localização do equipamento a ser alimentado.
3. Quando um ponto de tomada for previsto para uso específico, deve ser a ele atribuída uma potência igual à potência nominal do equipamento a ser alimentado ou à soma das potências nominais dos equipamentos a serem alimentados.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas:
1) A correta apenas a afirmativa 3.
2) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
3) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
4) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
5) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
Ed
há 6 dias
Vamos analisar as afirmativas com base na NBR 5410: 1. Afirmativa 1: Correta. A norma realmente prevê a necessidade de um ponto de tomada de uso geral em locais como halls de serviço e salas de manutenção, com uma potência mínima de 10 VA. 2. Afirmativa 2: Correta. Os pontos de tomada de uso específico devem estar localizados próximos ao equipamento, no máximo a 0,2 m. 3. Afirmativa 3: Correta. Quando um ponto de tomada é previsto para uso específico, a potência deve ser igual à potência nominal do equipamento ou à soma das potências dos equipamentos. Portanto, todas as afirmativas estão corretas. A alternativa correta é: 5) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.