Logo Passei Direto
Buscar
O número de pontos de tomadas deve ser determinado em função da destinação do local e dos equipamentos elétricos que podem aí ser utilizados, observando-se no mínimo os seguintes critérios: 

Em banheiros, deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada, próximo ao lavatório. 

Em cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos, deve ser previsto um ponto de tomada para cada 3,5 m ou fração de perímetro, e acima da bancada da pia devem ser previstas duas tomadas de corrente, no mesmo ponto ou em pontos distintos. 

Em varandas, deve ser previsto um ponto de tomada. 

Em salas e dormitórios, deve ser previsto um ponto de tomada para cada 5 m de fração de perímetro, devendo esses pontos serem espaçados tão uniformemente quanto possível. 

Potência a prever nas tomadas: 

Instalações residenciais, hotéis, motéis e similares: 

Em banheiros, cozinhas, copas-cozinhas, áreas de serviço: 600 VA por tomada, até 3 tomadas, e 100 VA para as demais, considerando cada um desses ambientes separadamente. 

Outros cômodos ou dependências: 100 VA por tomada. 

 

NISKIER, JULIO E MACINTYRE, ARCHIBALD JOSEPH. Instalações Elétricas. Revisor e atualizador: Luiz Sebastião Costa. 7ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2021. Ps. 54 e 55. 

 

Baseado no excerto de texto acima e nos seus conhecimentos adquiridos com o estudo da aula 13, depois de calcular os pontos de tomada e a potência total mínima para um dormitório de 4,75 x 5,45 m2 e repetir este mesmo cálculo só que considerando agora esta área de 4,75 x 5,45 m2 como a área de uma cozinha, analise as asserções abaixo: 

Se esta área fosse realmente uma cozinha ela teria que ter pelo menos 6 tomadas de uso geral com uma potência total de 2.100 VA, sendo que 2 dessas tomadas devem ser localizadas em cima da pia. 

Se esta área fosse realmente um dormitório ela teria que ter pelo menos 5 tomadas de uso geral com uma potência total de 500 VA, espaçadas tão uniformemente quanto possível 

Podemos instalar uma tomada em cima ou perto da pia do banheiro com uma
User badge image
Carlos Roy

há 2 meses

User badge image
Carlos Roy

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as asserções com base nas informações fornecidas. 1. Cálculo para a cozinha: - A área da cozinha é de 4,75 m x 5,45 m, o que dá um perímetro de aproximadamente 20,4 m. - Para cozinhas, deve-se prever um ponto de tomada para cada 3,5 m ou fração de perímetro. Portanto, 20,4 m / 3,5 m = 5,83, arredondando para cima, temos 6 tomadas. - A potência prevista é de 600 VA por tomada para as 3 primeiras tomadas e 100 VA para as demais. Assim, para 6 tomadas: 3 x 600 VA + 3 x 100 VA = 1800 VA + 300 VA = 2100 VA. - Além disso, deve-se prever 2 tomadas acima da pia. Conclusão: A primeira asserção está correta. 2. Cálculo para o dormitório: - Para um dormitório, deve-se prever um ponto de tomada para cada 5 m de fração de perímetro. O perímetro é o mesmo, 20,4 m, então 20,4 m / 5 m = 4,08, arredondando para cima, temos 5 tomadas. - A potência prevista é de 100 VA por tomada. Portanto, 5 tomadas x 100 VA = 500 VA. Conclusão: A segunda asserção também está correta. 3. Sobre a instalação da tomada no banheiro: - O texto menciona que deve ser previsto pelo menos um ponto de tomada próximo ao lavatório em banheiros, o que implica que é permitido instalar uma tomada em cima ou perto da pia. Conclusão: A terceira asserção está correta. Portanto, todas as asserções apresentadas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina