Logo Passei Direto
Buscar

Fisioterapia

Colégio Objetivo
O enfisema pulmonar é caracterizado pelo excesso de ar na cavidade pulmonar, causado por um processo obstrutivo e destrutivo de algumas estruturas pulmonares (CAPONE et al., 2013). Sobre o enfisema pulmonar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Na espirometria, apresenta a diminuição no volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1), e aumento na capacidade vital forçada.
( ) No raio X, o diafragma aparece retificado.
( ) A fisioterapia para dispneia baseia-se em: ELTGOL, Huffing, tosse assistida, vibrocompressão e drenagem postural.
( ) A fisioterapia para a tolerância ao exercício baseia-se em: padrão ventilatório frenolabial e padrão ventilatório em respiração diafragmática.
A V - F - F - F.
B V - V - F - F.
C F - F - V - V.
D F - V - V - F.
User badge image
estudandofisioterapia

há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o enfisema pulmonar: ( ) Na espirometria, apresenta a diminuição no volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1), e aumento na capacidade vital forçada. É falsa. No enfisema, há uma diminuição do VEF1 e também uma diminuição da capacidade vital forçada, devido à obstrução das vias aéreas. ( ) No raio X, o diafragma aparece retificado. É verdadeira. No enfisema, o diafragma pode aparecer retificado ou achatado devido à hiperinflação dos pulmões. ( ) A fisioterapia para dispneia baseia-se em: ELTGOL, Huffing, tosse assistida, vibrocompressão e drenagem postural. É verdadeira. Essas técnicas são utilizadas para ajudar a aliviar a dispneia e melhorar a função respiratória. ( ) A fisioterapia para a tolerância ao exercício baseia-se em: padrão ventilatório frenolabial e padrão ventilatório em respiração diafragmática. É falsa. Embora a respiração diafragmática seja uma técnica importante, o padrão ventilatório frenolabial não é especificamente mencionado como uma técnica para a tolerância ao exercício. Agora, organizando as respostas: 1. F 2. V 3. V 4. F Portanto, a sequência correta é: D) F - V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Em 1951, a bronquite crônica foi tema de um simpósio na Inglaterra e na Irlanda discutindo sobre a definição do diagnóstico dessa doença. Sendo assim, definida como tosse produtiva por um período mínimo de três meses e por mais de dois anos consecutivos (MENEZES, 1997). Sobre a bronquite crônica, assinale a alternativa CORRETA:
A - Um dos sinais clínicos é o Blue bloater ou tossidor azul, caracterizando uma pessoa em sobrepeso, com uma respiração curta e lenta.
B - A bronquite crônica é diagnosticada através do relato de tosse improdutiva e passageira, além de evidências de obstrução do fluxo aéreo em testes na espirometria.
C - Estudos relatam que a bronquite crônica tem pouca associação com o tabagismo e é caracterizada pela produção excessiva de secreção.
D - Os objetivos do tratamento fisioterapêutico são: aumentar a dispneia, melhorar a tolerância ao exercício, promover a higiene brônquica e prevenir e tratar exacerbações.

A bronquiectasia é caracterizada pela tosse crônica e uma dispneia progressiva. A prevalência dessa patologia é maior em mulheres e provoca a perda dos componentes elásticos das paredes dos brônquios (SOUSA et al., 2019). Com relação à bronquiectasia, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Essa patologia é descrita como uma dilatação anormal, porém, reversível de brônquios e bronquíolos.
II- Acomete principalmente os lobos inferiores bilaterais.
III- Os objetivos do tratamento fisioterapêutico são: promover a higiene brônquica, melhorar a ventilação pulmonar e melhorar a reexpansão pulmonar.
A - Somente a sentença II está correta.
B - As sentenças I e III estão corretas.
C - As sentenças II e III estão corretas.
D - As sentenças I e II estão corretas.

A fibrose cística é reconhecida como uma doença hereditária letal, sendo uma das doenças que mobiliza familiares a realizarem associações no mundo todo (ROSA et al., 2008). Com relação à fibrose cística, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- É uma doença de origem genética, autossômica recessiva, aguda e decrescente.
II- O paciente apresenta secreções espessas e viscosas, obstruindo ductos.
III- O paciente apresenta desnutrição devido a uma insuficiência pancreática com má absorção.
A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

A bronquiolite viral aguda afeta os bronquíolos e acomete crianças com idade abaixo de dois anos (MUCCIOLLO et al., 2008). Sobre a bronquiolite viral aguda, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A drenagem postural é muito utilizada com o objetivo da reexpansão pulmonar.
( ) É característico escutar crepitações e sibilos bilaterais na ausculta pulmonar.
( ) As técnicas de fisioterapia respiratória como a vibrocompressão ou tapotagem associadas à drenagem postural determinaram redução do desconforto respiratório, maior eliminação de secreção e melhora da ausculta pulmonar.
( ) As manobras de direcionamento de fluxo promovem a desobstrução brônquica através do aumento do volume.
A - F - V - V - F.
B - F - F - V - V.
C - V - F - V - F.
D - V - F - F - V.

O enfisema pulmonar é caracterizado pelo excesso de ar na cavidade pulmonar, ocasionando uma hiperdistenção dos alvéolos.
Sobre o enfisema pulmonar, assinale a alternativa CORRETA:
A) Os objetivos do tratamento fisioterapêutico são: reduzir a dispneia, melhorar a tolerância ao exercício, promover higiene brônquica e prevenir e tratar exacerbações.
B) Na ausculta pulmonar, ocorre o aumento dos murmúrios vesiculares, sibilos inspiratórios e estertores bolhosos que são indicativos de secreção.
C) O tratamento envolve fisioterapia para dispneia, para tolerância ao exercício e para expansão pulmonar.
D) Pink Puffer ou soprador rosado, caracteriza um indivíduo que engordou com uma atitude de respiração em ficar assoprando, tentando vencer a resistência das vias aéreas.

Mais conteúdos dessa disciplina