Logo Passei Direto
Buscar
A revista Exame destacou a judicialização na volta às aulas no Estado do Rio Grande do Sul: Justiça derruba liminar e autoriza volta às aulas na rede estadual do RS em meio a onda de calor.
O desembargador fundamentou a decisão no Calendário Escolar e na alimentação escolar, por quê? Em qual legislação educacional se fundamentou?
User badge image
Questões para o Sucesso

há 7 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 dias

A decisão do desembargador em autorizar a volta às aulas na rede estadual do Rio Grande do Sul, mesmo em meio a uma onda de calor, geralmente se fundamenta no cumprimento do Calendário Escolar, que estabelece as datas e períodos letivos. Além disso, a alimentação escolar é um aspecto importante, pois a continuidade das aulas garante que os alunos tenham acesso à merenda, essencial para a saúde e bem-estar. A legislação educacional que pode ser citada nesse contexto inclui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei nº 9.394/1996) e normas estaduais que regulam o funcionamento das escolas e a organização do calendário escolar. Essas legislações visam garantir o direito à educação e a manutenção das atividades escolares, mesmo diante de adversidades climáticas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Lei n.˚ 12.796, de 4 de abril de 2013, alterou a Lei n.˚ 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Uma das alterações tornou obrigatória a Educação Básica para a população com idade entre 4 e 17 anos de idade.
Diante disso, são necessárias ações, no interior da escola, que levem os profissionais à compreensão mais aprofundada do teor desses dispositivos legais, de modo que a implementação dessa política esteja articulada à melhoria da qualidade da educação pública. Com relação às novas demandas da Educação Básica, avalie as afirmações a seguir.
I. A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de pré−escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum e parte diversificada.
II. A Educação Básica compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A Educação Infantil de 4 e 5 anos de idade é obrigatória para o acesso ao Ensino Fundamental.
III. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, contemplando os aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
IV. É dever dos pais efetivar, na escola, a matrícula da criança com 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças.
a) I.
b) II e III, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina