Logo Passei Direto
Buscar
A Lei n.º 5.692/1971 regulou o antigo 2.º grau até a publicação da atual LDB. Nela, o ensino profissionalizante tornou-se obrigatório para todos aqueles que cursavam o 2.º grau.
A tendência pedagógica que embasou a elaboração da Lei n.º 5.692/1971 foi a:
a) liberal tradicional.
b) progressista libertária.
c) progressista crítico-social dos conteúdos.
d) liberal tecnicista.
e) teoria reprodutivista.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Para responder a essa questão, precisamos entender qual tendência pedagógica influenciou a elaboração da Lei n.º 5.692/1971. Essa lei tinha um foco em tornar o ensino profissionalizante obrigatório, o que reflete uma preocupação com a formação técnica e a preparação para o mercado de trabalho. Vamos analisar as alternativas: a) Liberal tradicional - Essa tendência foca em uma educação mais conservadora e centrada no conhecimento acadêmico, não se alinhando com a obrigatoriedade do ensino profissionalizante. b) Progressista libertária - Essa abordagem busca a emancipação e a liberdade do aluno, mas não é a que mais se relaciona com a obrigatoriedade do ensino técnico. c) Progressista crítico-social dos conteúdos - Essa tendência busca uma crítica social e a formação crítica do aluno, mas não é especificamente voltada para a formação técnica. d) Liberal tecnicista - Essa tendência é voltada para a formação técnica e profissional, enfatizando a utilidade do conhecimento para o mercado de trabalho, o que se alinha com a proposta da Lei n.º 5.692/1971. e) Teoria reprodutivista - Essa teoria foca na reprodução das relações sociais existentes, mas não se relaciona diretamente com a obrigatoriedade do ensino profissionalizante. Diante dessa análise, a alternativa que melhor representa a tendência pedagógica que embasou a elaboração da Lei n.º 5.692/1971 é: d) liberal tecnicista.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Lei n.˚ 12.796, de 4 de abril de 2013, alterou a Lei n.˚ 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Uma das alterações tornou obrigatória a Educação Básica para a população com idade entre 4 e 17 anos de idade.
Diante disso, são necessárias ações, no interior da escola, que levem os profissionais à compreensão mais aprofundada do teor desses dispositivos legais, de modo que a implementação dessa política esteja articulada à melhoria da qualidade da educação pública. Com relação às novas demandas da Educação Básica, avalie as afirmações a seguir.
I. A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de pré−escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum e parte diversificada.
II. A Educação Básica compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A Educação Infantil de 4 e 5 anos de idade é obrigatória para o acesso ao Ensino Fundamental.
III. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, contemplando os aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
IV. É dever dos pais efetivar, na escola, a matrícula da criança com 4 anos de idade, cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças.
a) I.
b) II e III, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) I, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina