Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a compreensão obtida a partir dos conteúdos explanados sobre sistema de numeração decimal e considerando que: 666 = 6 × 100 + 6 × 10 + 6 Este exemplo descreve que o sistema decimal é multiplicativo,
Opção A
já que um algarismo à esquerda de outro vale dez vezes o valor posicional que teria se estivesse ocupando a posição desse outro.
Opção B: pois o zero no sistema indo-arábico indica uma 'casa vazia' dentre os agrupamentos de dez do número considerado.
Opção C: ou pode ser divisível, a depender da posição de quem vê o algarismo.
Opção D: porque um algarismo escrito à direita de outro vale duas vezes o valor posicional que teria caso estivesse ocupando a posição desse outro.
Opção E: porque um algarismo escrito à esquerda de outro vale 1 vez o valor posicional que teria se estivesse ocupando a posição desse outro.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 7 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 dias

A opção correta é a Opção A: "já que um algarismo à esquerda de outro vale dez vezes o valor posicional que teria se estivesse ocupando a posição desse outro." No sistema decimal, cada posição representa uma potência de 10, e um algarismo à esquerda tem um valor dez vezes maior do que o algarismo à sua direita.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a construção das estruturas lógicas do número, leia atentamente as seguintes assertivas quanto à veracidade, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
As assertivas I, II, III, IV e V são, RESPECTIVAMENTE:
I - Piaget e os seus colaboradores demonstraram que o número é alguma coisa que cada ser humano constrói através da criação e coordenação de relações. Por causa da construção individual do número é que observamos crianças em vários níveis de desenvolvimento.
II - Vários aspectos do pensamento lógico-matemático desenvolvem-se juntos. Por exemplo, os grupos de crianças que conservam o número mais cedo também conservam outras quantidades e fazem a inclusão de classe mais cedo. Portanto, as crianças não constroem o número isoladamente, ou à parte do resto de seu conhecimento lógico-matemático.
III - A criança progride na construção do conhecimento lógico-matemático pela coordenação de relações. Por exemplo, ao coordenar as relações de igual, diferente e mais, a criança se torna apta a deduzir que há mais flores no mundo que flores vermelhas e que há mais animais do que vacas.
IV - Na abstração empírica, tudo o que a criança faz é focalizar uma certa propriedade do objeto, como a cor, e ignorar as outras, como o peso ou o material. Na abstração reflexiva ou construtiva há uma construção de relações entre os objetos, feita pela mente, que não tem existência na realidade externa.
V - Durante os estágios sensório-motor e pré-operacional a abstração reflexiva não pode acontecer independentemente da empírica; mais tarde, entretanto, ela poderá ocorrer sem depender desta última. Este fato tem implicações importantes para o ensino do número. Ou seja, este princípio implica que a criança deverá colocar todos os tipos de conteúdo (objetos, eventos e ações) dentro de todos os tipos de relações para chegar a construir o número.
Opção A: V, V, V, V, V.
Opção B: F, F, F, F, V.
Opção C: F, V, V, V, V.
Opção D: F, F, F, V, V.
Opção E: F, F, V, V, V.

Mais conteúdos dessa disciplina